Professores das AECs do Porto com salários em atraso!
“A situação degrada-se”: é assim que os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular do Porto definem, no blog de divulgação da sua luta por contratos de trabalho e pelas condições para desenvolverem a sua actividade, o facto de não ter ainda sido pago o salário de Dezembro a estes profissionais.
“A Edutec, empresa privada, não tem condições para gerir as Actividades de Enriquecimento Curricular do Porto”, rematam.
O descaramento e a ilegalidade não têm limites. Apesar da divulgação da situação ilegal, da luta destes professores e professoras, que mostram a todo o país como este programa governamental se está a tornar um negócio para empresas de ocasião, a Edutec acrescenta agora este elemento de chantagem, esta nova irregularidade, nas barbas de toda a gente.
A Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação não podem fingir que não conhecem o problema. Se os responsáveis da autarquia já demonstraram que escolhem o lado da empresa a quem irresponsavelmente entregaram uma função tão importante das suas competências, recordamos que o Ministério de Isabel Alçada já reconheceu que a situação é irregular. Também a Autoridade para as Condições do Trabalho, a quem estes trabalhadores denunciaram a situação e que desenvolve neste momento uma inspecção à Edutec, tem aqui mais uma irregularidade para anotar no relatório que resultará das suas diligências (e que, diga-se, deve ser conhecido rapidamente).
Esta nova atitute demonstra claramente, como dizem estes profissionais em luta pelos seus direitos, a total incompetência desta empresa para desempenhar esta tarefa. Mas esclarece também como se sente legitimada a prosseguir o caminho dos atropelos aos direitos dos trabalhadores e como está disposta a exercer a mais cobarde chantagem sobre estes profissionais.
Os Precários Inflexíveis reafirmam todo o apoio e solidariedade a estes trabalhadores e trabalhadoras e apelam a que todas as vozes se juntem na denúncia desta situação. Continuaremos juntos nos próximos passos desta luta e esperamos a atenção e determinação de todos.
by