PSD quer desempregados a trabalhar de graça

O título da notícia do i é esclarecedora e não tem graça nenhuma. O PSD propõe que quem esteja a receber subsídio de desemprego seja obrigado a fazer trabalho comunitário, sem qualquer retribuição.
Pedro Passos Coelho, líder do PSD, e Miguel Macedo, líder da bancada parlamentar do partido, apresentaram na assembleia esta proposta de “tributo solidário”, ou seja, os desempregados deveriam trabalhar até 15h, distribuidas por 3 dias úteis. Os encargos com transporte, subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais seria suportado pelas entidades empregadoras.

Mas a caça às bruxas que o PSD quer fazer não fica por aqui, para quem está a receber Rendimento Social de Inserção Passos Coelho quer que passem a trabalhar 20h por semana, sem remuneração. Chama-lhe: “prestação de actividade socialmente útil”.
Muito embora nos últimos dias o PS esteja a governar com o programa do PSD, a Ministra do Trabalho já garantiu que “não haverá nenhum beneficiário de desemprego a trabalhar benevolentemente”.
Nunca é demais lembrar que os desempregados recebem da Segurança Social uma prestação para a qual contribuiram durante o seu tempo de trabalho. Não é dinheiro grátis, é dinheiro desses trabalhadores que foi, momentaneamente, posto à gestão do Estado, mas que não é do Estado.
Esta trágica e miope proposta do PSD, para além de se esquecer de quem é o dinheiro das prestações sociais, irá ter enormes consequências no emprego das pessoas que já trabalham nas entidades que os iriram acolher. Na verdade seria dinheiro grátis para os patrões (um subsídio), mesmo que esses patrões fossem instituições estatais.
Estas tentativas de fuga para a frente por parte do PSD, com o intuíto único, frágil e desadequado de se distanciar das políticas draconianas que anda a aprovar com o Governo PS, são mais do que areia para os olhos dos trabalhadores, são a certeza de que o que vem aí será pior do que o que já temos hoje e que só com milhares de pessoas na rua conseguiremos parar esta ofensiva.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather