Público: Ministério recusa-se a responder pelo erro no e-mail enviado pela Segurança Social aos trabalhadores a recibos verdes
Uma notícia na edição de hoje do jornal Público (ver link no final) explica como o e-mail enviado pela Segurança Social aos trabalhadores a recibos verdes continha informação errada. Como já tínhamos denunciado aqui, os serviços da Segurança Social, depois de tanto tempo sem prestar as informações necessárias tendo em conta a entrada em vigor do Código Contributivo, optou por enviar um e-mail aos trabalhadores a recibos verdes no qual dá exemplos que induzem em erro. Apesar de explicar as novas regras, os exemplos no e-mail omitem a forma como se apura o valor das contribuições mensais até Outubro. A razão para esta confusão é simples: os serviços da Segurança Social preferiram não explicar aos trabalhadores a recibos verdes que, na maioria dos casos, vão pagar mais até Outubro. O silêncio do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social é mais uma demonstração da forma como este Código Contributivo foi pensado e implementado: contra os trabalhadores em maiores dificuldades e desprezando o seu direito à informação.
As razões para este aumento de quase 30 euros mensais nas contribuições dos trabalhadores a recibos verdes estão bem explicadas no artigo do Público e já tinham sido divulgadas há muito tempo pelos Precários Inflexíveis (ver aqui). É mais uma injustiça deste Código Contributivo, que continuaremos a denunciar enquanto exigimos justiça nas contribuições e uma Segurança Social que assegure as funções que o conjunto da sociedade legitimamente espera dela.
by