Que Se Lixe a Troika contra o Novo Circo do Governo

O Que Se Lixe a Troika fez hoje uma acção no Parlamento, na altura da votação da Moção de Confiança ao Governo, aprovada pela maioria. O novo ciclo do governo é identificado como o novo circo, e activistas do Que Se Lixe a Troika aproveitaram para contribuir para o circo em que se tornou o governo e a maioria no Parlamento, colocando narizes de palhaço quando a maioria aprovou a moção de confiança.

circonoparlamento

Comunicado via Que Se Lixe a Troika:

Confiança num novo circo
O governo que tentam vender de “novo ciclo” apresenta, no final da sua primeira semana, um currículo invejável: estoirou o escândalo de haver novos ministros provenientes do BPN (cuja ligação foi omitida), de ministros que mentiram ao Parlamento, de secretários de Estado que vêm da Ongoing, secretários de Estado que venderam swaps através da Citygroup às empresas públicas agora em apuros, um Conselho de Ministros que aprovou a privatização a 100% dos CTT, que implementou cortes de 6% no subsídio de desemprego e de 5% no subsídio de doença, o Tribunal de Contas que descobriu um novo buraco de milhares de milhões em PPP da Saúde, o Tribunal Constitucional que considerou inconstitucionais as alterações da ministra da Justiça para introduzir julgamentos sumários e o primeiro-ministro que ainda teve que se referir duas vezes à necessidade de trazer de volta para o léxico nacional algo que havia sido enterrado em 1974: a União Nacional.
Tudo isto numa semana que se seguiu à trama palaciana dentro da coligação com o patrocínio do Presidente da República. Para corolário, terminada esta semana, este mês catastrófico para o governo, é apresentada uma moção de confiança. O governo de Paulo Portas e Pedro Passos Coelho mantém-se igual a si mesmo, apenas um pouco mais degradado. Vítor Gaspar, que se demitiu perante a clamorosa evidência da impossibilidade do programa de ajustamento que está a destruir o país, vê na sua sucessora a mesma obstinação em ignorar a realidade do país, mesmo quando se fala de números. A farsa do novo vice-primeiro-ministro faz parte dos tesourinhos deprimentes da década.
Esta moção de confiança só pode ser interpretada como uma peça de teatro ou de circo, encomendada por Cavaco Silva e posta a circular com o apoio das agências de comunicação que se desdobraram furiosamente nos últimos dias a tentar vender a ideia de que o governo tem algo de novo. É a inversão da realidade. Quando mais podre o governo está, maior o esforço de propaganda e mais forte se diz. Nesse contexto não pudemos deixar de participar neste dia de tragicomédia trazendo o nosso contributo: já que estamos no circo, que se saiba que quem é gozado mais uma vez é a população.
É trágico o rumo que governo e troika têm para o país. É trágico o desrespeito total que esta maioria e este presidente da República têm pela população, pela democracia e pela Constituição. Mas não são novidades. É cómica a falta de respeito próprio que estas pessoas têm. E é cómica a falta de respeito que a população tem por estas pessoas. Estas pessoas merecem o nosso escárnio. A maioria no Parlamento vota a favor do circo de confiança. A população já há muito que não tem confiança neste circo da maioria do governo da troika. Não é um novo ciclo. É o velho circo. Governo Rua! Que Se Lixe a Troika!
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather