Quererá Alexandre Soares dos Santos explicar este ataque aos direitos dos trabalhadores?

O homem a quem a Sic Notícias ainda há menos de um mês deu 50 minutos de tempo de antena para poder defender os seus investimentos, à laia de quem tem soluções para que o país supere a crise, insiste em fazer um dos maiores ataques à classe trabalhadora desde o 25 de Abril.

Alexandre Soares dos Santos recusa-se a fechar portas dia 1 de Maio, impendindo os trabalhadores do Pingo Doce de celebrarem o Dia do Trabalhador. Alexandre Soares dos Santos, é o criador da Fundação Francisco Manuel dos Santos, uma fundação que tem servido para fazer a propaganda ideológica necessária a persecussão dos objectivos do grupo económico Jerónimo Martins. É no entanto uma fundação que afirma ter uma actividade ”(…)norteada pelos princípios da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social e pelos valores da democracia.”, sendo por isso estranha a forma como o seu fundador atenta contra os direitos mais básicos de qualquer trabalhador.

O CESP, o sindicato que representa os trabalhadores dos super e hipermercados, divulgou um comunicado de imprensa onde se congratula pelo facto de várias superfícies fecharem portas: ”Congratulamo-nos que encerrem as portas e respeitem os trabalhadores e o simbolismo extraordinário do 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores, as empresas da Grande Distribuição que encerram as cadeias de lojas seguintes: Auchan (Jumbo Pão de Açúcar); El Corte Inglés; Lid´l; ALDI; Dia Minipreço; IKEA; Supercoor; Office Center; IZI; ALISUPER; Leroy Merlin”

O CESP afirma ainda que ‘‘Insistem em manter-se abertos os habituais incumpridores e relapsos, muitas lojas Intermarché, Ecomarché e E-Leclerc a que se juntam as cadeias Pingo Doce e Continente MC.” sendo que ‘‘O Pingo Doce surge como a principal animadora da abertura no 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores.” Quererá Alexandre Soares dos Santos explicar este ataque aos direitos dos trabalhadores?

As autaruias podem evitar esta situação. À semelhança da Câmara Municipal de Braga, também já a Câmara Municipal de Setúbal publicou um despacho onde impede os hipermercados de abrirem portas no dia de amanhã.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather