Recibos Verdes Electrónicos continuam em baixo – Sistema Intermitente para Vidas Intermitentes?

O sistema obrigatório de emissão de recibos verdes electrónico, da responsabilidade do Ministério das Finanças através do Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/) continua a saga que começou na 6ª feira passada. Portanto neste momento as pessoas que trabalham a recibos verdes – verdadeiros como falsos – continuam a não poder emitir os seus recibos. Muitos continuarão a não poder receber o seu salário enquanto o sistema obrigatório não funciona.


Em contacto com a linha de apoio (707 206 707) foi-nos informado que intermitentemente tem havido quem consiga emitir os recibos verdes electrónicos, embora na maioria dos casos as pessoas simplesmente não o consigam fazer. A linha de apoio informa que não tem nenhuma justificação ou explicação para esta grave falha no sistema, e que as pessoas devem continuar a tentar emitir os recibos, porque eventualmente poderá funcionar. Mais uma vez voltamos a destacar a incongruência que é ter um sistema de emissão obrigatório que depois não funciona, assim com a situação em que se encontrarão milhares de pessoas que não terão recebido os seus vencimentos devido a esta inexplicável situação que ainda não foi resolvida.

A emissão intermitente de recibos verdes pelo sistema que se consegue fazer é no entanto uma coincidência curiosa: pessoas que já trabalham com direitos mínimos, salários mínimos, contribuições máximas e sistemas obrigatórios, têm agora a novidade de conseguirem emitir o comprovativo contra o pagamento dos seus salários apenas de vez em quando, pondo assim em questão a própria recepção do vencimento. De facto, mais precário que isto torna-se difícil. Temos assim trabalhos a prazo, com formas de contratação precária, e vencimentos também quando calha. Um sistema obrigatório mas intermitente de emissão de recibos verdes para aumentar ainda mais a intermitência das vidas dos precários deste país.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather