Referendo na Irlanda sobre "regra de ouro" orçamental
Colecção de cartazes sobre referendo ao tratado orçamental |
Os irlandeses começaram hoje a votar o Tratado Orçamental europeu que, entre outras medidas, proibe défices estruturais acima dos 0,5% nos países da moeda única, ou seja, impõe a austeridade eterna e a impossibilidade de realizar politicas anti crise.
Ao contrário do que aconteceu em Portugal, em que PSD, CDS e PS se apressaram a ser o primeiro país a aprovar este tratado, e na Grécia, onde o governo tecnocrata não eleito também o ratificou, na Irlanda os cidadãos foram convocados a votar em referendo esta matéria.
A primeiras sondagens dão, no entanto, a vitória ao “sim” por 39%, contra 30% do “não”, o que demonstra a hegemonia do discurso da inevitabilidade da crise. Aliás o governo irlandês avisou que um não no referendo podia significar a saída da moeda única.
Mas este tratado pode estar condenado ao fracasso, pois a ortodoxia do discurso da austeridade está ameaçada desde a eleição de Hollande em França e com a possibilidade de ganhar a coligação de esquerda na Grécia. Infelizmente os partidos do Governo em Portugal só gostam de mostrar trabalho nas piores matérias.
by