Reportagem no Público: o aumento das desigualdades e a importância da acção sindical
Um estudo recente nos Estados Unidos conclui que uma parte importante do aumento das desigualdades nas últimas décadas se deve ao enfranquecimento da acção sindical: é este o mote para uma reportagem da jornalista São José Almeida, publicada na passada 2ª feira no jornal Público. Em Portugal, uma investigadora conclui, através dos dados oficiais disponíveis, que as desigualdades dispararam nos últimos 25 anos. O artigo conta ainda com as declarações de Carvalho da Silva (secretário-geral da CGTP), de João Proença (secretário-geral da UGT), de Elísio Estanque (investigador) e ainda de Tiago Gillot, dos Precários Inflexíveis. A reportagem pode ser lida na íntegra aqui.
Este trabalho jornalístico revela toda a sua pertinência e actualidade, nomeadamente quando ouvimos repetidos apelos ao silêncio dos trabalhadores e dos sindicatos ou quando sabemos que, segundo dados do Eurostat, Portugal é hoje o país mais desigual da União Europeia. Sabemos, hoje como no passado, que é a capacidade de acção colectiva dos trabalhadores que pode inverter o caminho para o abismo da desigualdade, do desemprego, da pobreza e da precariedade.
by
Tomara os sindicalistas portugueses terem os «cojones» dos sindicatos nos EUA. Nem há comparação.
O João Proença era uma figura impossível nos EUA. Já nem dentes podres tinha.
O João Proença não é um sindicalista, nem a UGT um sindicato. É uma amarelada para abrir caminho para dar cobertura ao PS. É a mesma coisa que chamar sindicato aos Trabalhadores Sociais Democratas (TSD) do PSD. E infelizmente os “cojones” dos sindicatos americanos também não lhes têm servido de muito, pois nesse país a força sindical caiu a pique quando não foi mafiarizada. A organização dos trabalhadores tem que voltar em força. Penso que será uma das poucas saídas para a crise.
Este comentário foi removido pelo autor.
Por um novo modelo de Sindicalismo: apoiar a Luta de Trabalhadores Precários e Desempregados!
ver mais em
http://lutapopularonline.blogspot.com/2011/08/por-um-novo-modelo-de-sindicalismo.html?spref=fb