Resgatar o Futuro, Não o Lucro: 6 de Junho é dia de luta e manifestação

No próximo dia 6, lutamos pelo futuro. A crise sanitária que invadiu as nossas vidas já se transformou numa enorme crise social. Nesta crise revelam-se todas as desigualdades e injustiças que o discurso do Governo dos últimos anos tentou ocultar: a precariedade generalizada converte-se crescentemente em desemprego e desprotecção, os baixos salários de sempre são hoje falta de rendimentos sequer para o que é mais básico. Resgatar o futuro é, antes de mais, exigir novas escolhas, uma nova política que responda pela urgência de defender o emprego e garanta protecção imediata a quem está a sofrer os efeitos sociais da pandemia. Não vamos aceitar o empobrecimento generalizado, nem ser vítimas passivas de uma nova suposta inevitabilidade.

Não nos bastam as promessas de que desta vez não será igual a outras crises ou juras de que não vem aí mais austeridade. Não chegam proclamações vagas e sem concretização, quando vemos contraste entre a poupança nos apoios a quem está a faltar tudo e a generosidade nas transferências para as empresas e os milhões para o Novo Banco. Precisamos de escolhas firmes, de decisões claras, que não adiem mais uma resposta à urgência social. O novo plano de resposta à crise que o Governo anda a prometer terá de corrigir os seus próprios erros das últimas semanas, garantindo finalmente apoio justo e que permita a quem ficou sem trabalho e perdeu rendimentos seguir a sua vida. O Orçamento dito suplementar, que o Governo apresentará em breve, não pode ser um simples acerto nas contas ditas certas, tem de ser uma nova aposta nos serviços públicos e na protecção do emprego. O desemprego e a pobreza têm de ter uma resposta sem hesitações, com a proibição dos despedimentos às empresas que recebem apoios públicos e alterando o que na lei laboral continua a permitir a precariedade e o abuso.

Dia 6, seguindo todas as recomendações e regras de protecção sanitária, estaremos na rua para lutar pelo futuro. Lava as mãos, põe a tua máscara e junta-te à luta:

Manifestação em Lisboa, a partir das 17h30 na Alameda (evento aqui)

Manifestação no Porto, a partir das 17h nos Aliados (evento aqui)

Manifestação em Braga, a partir das 17h na Avenida Central (evento aqui)

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather