Reuniões com candidaturas ao Parlamento Europeu: Bloco de Esquerda
No âmbito das reuniões com as candidaturas ao Parlamento Europeu, que os Precários Inflexíveis estão a realizar, reunimos com o candidato do Bloco de Esquerda, João Lavinha, segundo candidato da lista proposta por este partido para as eleições de dia 25 de Maio.
Nesta reunião o candidato referiu que para o Bloco um dos capítulos mais importantes do seu programa para estas eleições é exatamente sobre direitos sociais, como o trabalho. A candidatura deste partido defende a recuperação do trabalho como um direito humano e a defesa do trabalho digno e do emprego com direitos. Para prosseguir este objetivo o BE conta estabelecer parcerias com a plataforma europeia de sindicatos, numa convergência e unidade de ação com os trabalhadores. Foi ainda referido por este partido uma preocupação com os trabalhadores migrantes, que devem ser tratados como trabalhadores europeus.
Uma outra proposta está relacionada com o subsídio de desemprego. O Bloco defende a mutualização dos encargos sociais, como o subsídio de desemprego, que deve acompanhar as melhores práticas a nível europeu.
Para prosseguir com as suas propostas João Lavinha diz que é necessário revogar o Tratado Orçamental, para travar as políticas de austeridade. Para o candidato este tratado que foi aprovado no parlamento português com os votos da maioria e do Partido Socialista, pode ser revogado, caso não seja unanimemente aprovado no espaço europeu até 2018.
Finalmente, a candidatura do BE comprometeu-se com uma intensificação da prática democrática no Parlamento Europeu, através do contacto com a sociedade civil organizada, que considera fonte inspiradora das suas propostas, e, irá ainda propor, durante o próximo período de mandato, uma auscultação frequente de todas as organizações relevantes em todos os temas.
by