Reuniões com candidaturas ao Parlamento Europeu: PS – Partido Socialista
Na sequência das reuniões solicitadas ao conjunto das candidaturas às eleições para o Parlamento Europeu, a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis reuniu com a candidata número dois da lista do Partido Socialista, Maria João Rodrigues. No encontro esteve também presente o deputado Nuno Sá, que coordena a área do trabalho no grupo parlamentar daquele partido. A candidata afirmou que está em curso um “processo de destruição e precarização de emprego” e que o desemprego jovem tem de ser a principal preocupação da Europa no próximo ciclo político.
A candidata nomeou o Programa Garantia Jovem como exemplo do falhanço das medidas europeias, que está, segundo a candidata, “a defraudar as expectativas”. Foi-nos também demonstrada a preocupação com a “desvirtualização dos estágios”, que estão a ser vulgarizados e visam “um nivelamento por baixo” dos direitos no trabalho, pelo que defende a alteração das regras para a sua atribuição.
Maria João Rodrigues, que foi ministra do Emprego entre 1995 e 1997, defendeu ainda que é urgente a demissão do actual Governo e implementar um programa de recuperação económica do país, assente na facilitação do crédito às empresas e numa nova política industrial, protegendo o mercado interno e apoiando a criação de empregos com direitos e com futuro. No plano europeu, considera que o critério da criação de postos de trabalho deve ser introduzido na atribuição dos fundos estruturais que se avizinham.