RSI: número de beneficiários continua a crescer

Cerca de 339 mil pessoas recebem o Rendimento Social de Inserção (RSI). Estes dados, relativos ao mês de Junho e ontem revelados pela Segurança Social, confirmam a tendência consistente para o aumento do número de beneficiários: mais 1% em relação ao mês anterior, mais 6,4% quando comparados com o início do ano. Também o número de famílias beneficiárias do RSI aumentou, sendo que mais de 31% das quais não tem qualquer outro rendimento mensal e cerca 15% têm rendimentos inferiores a 50 euros.
Protesto recente contra os cortes no RSI, no Porto. Foto: Rádio Renascença.
Apesar da chantagem e dos cortes, o número de beneficiários desta prestação social não cessa de crescer. É apenas mais um sintoma da pobreza e da miséria crescentes, que se adensam com o aumento brutal das desigualdades e com o crescente desemprego (e o número cada vez maior de pessoas sem apoio quando perdem o trabalho).

Alvo de toda a demagogia, chantageadas e humilhadas pelo fanatismo do Governo contra os mais pobres dos pobresperseguidas como se esta prestação social não representasse apenas cerca de 2% do orçamento da Segurança Social, estas pessoas recebem em média cerca de 90 euros mensais. Pessoas que, apesar do discurso público que pretende criar a ideia de que se trata de gente perguiçosa, são na sua maioria crianças e idosos. Muitos outros são desempregados de longa duração, empurrados para a desesperança e pobres à força depois duma vida de trabalho. O RSI é, para muita gente, um último vestígio de possibilidade para sobreviver às dificuldades. Infelizmente cada vez mais gente, vítima das políticas que produzem desigualdades e pobreza.
Notícia da Lusa, via Diário de Notícias.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather