Segurança social nos feriados II

Por coincidência ou não, no dia seguinte a ser aprovado o novo Código Contributivo da Segurança Social, foi divulgada uma notícia (no Sábado) de uma suposta fraude detectada pela Inspecção Geral das Finanças na atribuição das prestações do subsídio de desemprego.

No entanto, do valor de 132 milhões de Euros, cerca de 42% respeitam a débitos anteriores a 2004. Rapidamente Vieira da Silva veio dizer que afinal não havia problema nenhum: «Este problema está resolvido, porque a partir do momento em que a pessoa começa a trabalhar entra numa base de dados que comunica automaticamente à segurança social ou ao instituto de emprego».

Estranho é que a IGF não faça o cruzamento de dados para saber quantos milhares de milhões de euros são desviados dos cofres da Segurança Social através de quase 1 milhão de trabalhadores a falsos recibos verdes. É estranho tanto mais que os trabalhadores passam recibos às mesmas entidades/empresas/patrões todos os meses, e bastaria exactamente esse mesmo cruzamento de dados para perceber que as empresas devem muito dinheiro à Segurança Social, ao estado, e a nós todos, em última análise.

Ver aqui, aqui, e aqui

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather