Serralves :: Conselho de Administração, Ministérios da Cultura e do Trabalho terão de responder pela situação dos trabalhadores despedidos
Os movimentos FERVE e Precários Inflexíveis divulgaram há poucos dias o relatório resultante da acção inspectiva da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realizada na Fundação Serralves. Esta acção teve como base a denúncia do FERVE da existência de trabalhadores em situação de “falsos recibos verdes” sob chantagem da administração da Fundação. O relatório confirmou o despedimento ilegal dos trabalhadores recepcionistas da mesma Fundação e a presunção da existência de contrato de trabalho (que lhes era negado).
Com base na informação que os movimentos FERVE e PI forneceram a todos os grupos parlamentares, foram já dirigidas questões ao Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e redigida uma Carta Aberta ao Conselho de Administração de Serralves. A iniciativa partiu do deputado José Soeiro (do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda).