SIC, de Francisco Balsemão, volta a reduzir custos com pessoal

Parece que Pinto Balsemão continua apostado em dificultar a vida a quem trabalha nas suas empresas: “A SIC vai reduzir os custos com pessoal para enfrentar a recessão económica, disse hoje o presidente da empresa, Francisco Pinto Balsemão.”
Este é o empresário que é um dos principais accionaistas do BPP – 6,02% do capital do banco – o tal banco que parece que andou a brincar aos roubos e que o governo não deixou cair, porque os accionistas são pessoas que precisam.
Este é também o empresário que detém a Impresa, um grupo fortíssimo dos media que apostou ainda neste mês na criação da Impresa Direct, da área da publicidade online com o objectivo de procurar novas receitas.
É também este o empresário que pede ao Governo apoios fiscais e financeiros e que nessas situações defende a intervenção do estado. De vez em quando, quando não lhe dá jeito, queixa-se do excesso de intervenção do Estado.







Decisão mais infeliz do que reduzir custos é manter – não sei a que preço nem com que condições ou contrapartidas – gente completamente incompetente a ostentar a marca da SIC. Então os trabalhos de alguns correspondentes regionais são prova de uma indigência intelectual deplorável. Não sei para que serve, por exemplo, a correspondente da Guarda, se a única tónica que dá às reportagens é a de uma região pobre, atrasada, deprimida, a anos-luz da civilização. Enquanto o sistema de recrutamento neste país continuar a ser dos favores, do tráfico de influências (vulgo “cunhas”) e do nepotismo, haverá sempre os fiéis cumpridores do princípio de Peter… Ou seja: incompetentes para os lugares.
Desculpe caro Anónimo, mas não concordo. Infeliz é considerar que as pessoas podem exercer a sua profissão e o seu trabalho da forma em que acreditam e aprenderam, nomeadamente no jornalismo, quando estão permanentemente sujeitas a pressões, quer da precariedade laboral, quer editoriais, quer das ameaças com que todos os dias somos confrontados.
Pessoas isoladas sem capacidade de responder.
Se se refere aos casos em que determinadas pessoas, têm todas as condições para trabalhar e viver, e mesmo assim, são incompetentes ou corruptas, bom, acho que não será possível negar… Esses casos existem, existem sempre, mas são uma pequena minoria.
Infelizmente mesmo, decisão infeliz, é responsabilizar sempre os que trabalham, e os que estão sujeitos à rede que, cada vez mais, nos cerca a todos… é como chamar nomes ao motorista de autocarro porque chegou atrasado à paragem…ou pelo menos, porque achamos que chegou atrasado.