"Só saímos desta situação empobrecendo" – Passos Coelho
O Primeiro-ministro anunciou ontem que Portugal só sairá da recessão empobrecendo em termos relativos e em termos absolutos. Para além disso, Passos Coelho assumiu ainda que o desemprego irá crescer e que essa factura será paga pelo sector privado (vídeo aqui).
E assim o Primeiro-ministro anunciou o verdadeiro plano que os Precários Inflexíveis já haviam anunciado há vários meses: o objectivo do Governo é baixar muito os salários.
Para tal está a utilizar várias vias, como o desemprego, o corte nas prestações sociais, na saúde e na educação pública, e no aumento de impostos. Mas a ideia de Passos e Portas é que com esse corte salarial vai criar competitividade. É uma ideia errada, pois é impossível competir com países como a China ou como a Índia, pelo que o país devia apostar na inovação e no conhecimento como saídas para a crise, mas isso implicava uma mudança de 180º na política governamental.
Deste modo, todos e todas que acreditem que este plano é errado e que não só não vai resolver o problema do país como aprofundá-lo, têm a obrigação moral, enquanto cidadãos e cidadãs, de levantar a voz e lutar por outro caminho.
by