Solidariedade com os moradores do Bairro da Torre

A luta dos moradores do Bairro da Torre pelo direito à habitação (direito registado na Constituição Portuguesa) continua. Depois dos protestos organizados no final de Abril e no início de Maio, os mesmos moradores deparam-se agora com dificuldades em aceder ao programa Prohabita, cuja inscrição lhes tinha a todos sido prometida pela Câmara Municipal de Loures.

De acordo com o abaixo-assinado lançado pelos moradores as dificuldades são: inexistência dos documentos a apresentar por parte dos senhorios, para juntar à candidatura; as casas a arrendar têm preços muito elevados (sempre mais de 400 euros) e torna-se impossível aos moradores entrarem na casa, pagar o mês devido e o de caução, e manterem-se na casa à espera da aprovação da candidatura durante alguns meses; ao fim de dois anos de apoio temporário, uma parte muito considerável dos moradores não terá meios para se manter na casa e não terá qualquer outra alternativa. Também algumas famílias, por serem da comunidade cigana ou africana, têm sentido a discriminação por parte de senhorios que, por racismo, se recusam a alugar as suas casas. Questões que podem ser rapidamente ultrapassadas caso haja vontade da Câmara Municipal de Loures.

Os Precários Inflexíveis não deixarão de divulgar esta luta pelo direito à habitação e convidam todas as pessoas e organizações a ler e assinar o abaixo-assinado dos moradores deste bairro, que pode ser consultado aqui.

Lê também:
Comunicado dos moradores do Bairro da Torre – Contra as Demolições, pela defesa do Direito à Habitação
Bairro da Torre – Ameaças, Subornos e uma Promessa do Presidente Carlos Teixeira
Bairro da Torre – A Luta valeu a pena

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather