Testemunho: Amas da Segurança Social vítimas dos serviços de acção social


“Nós, amas da Segurança Social de Évora, estamos a ser alvo de discriminação e penso que o objectivo do departamento de acção social é simplesmente eliminar-nos. A maioria das amas está sem crianças suficientes para sobreviver , há até quem esteja apenas com uma criança. É-nos dito que não há crianças, o que achamos muito estranho, pois várias as mães que solicitam informação a amas diferentes e que se dirigem aos serviços, sendo confrontadas com a resposta de que “não vale a pena inscrever pois estamos sem vagas”. Na realidade, é precisamente o contrário. A Dra. Ana Costa (que é a pessoa responsável pela inscrição das crianças e de outros serviços ligados às mesmas) já foi confrontada por algumas de nós ao telefone, ri-se do assunto e diz que é mentira e era preciso que tivéssemos provas e entretanto vai dando a sugestão que é melhor desistirmos porque temos “os dias contados”… A mesma afirma que a ama que” piar” muito deixa de ser “privilegiada” e passa a ser a condenada. Ora perante esta situação anda tudo com receio de falar, foi cortado todo o tipo de abono alimentar das crianças (quer precisem ou não), às mães é-lhes dito que se faltarem com os alimentos a criança deixa de poder ir à ama e isto faz com que nós alimentemos as crianças do nosso bolso, porque temos medo de perder as crianças.
Estamos todas em desespero e sem saber o que fazer as nossas vidas. Aos poucos as amas vão desistindo. O objectivo é mesmo acabar connosco.
Já tentámos marcar reunião com o director da segurança social de Évora, mas foi-nos dito que só poderemos reunir com permissão do serviço de acção social onde estamos inseridas. Estão todos feitos uns com os outros e ninguém nos defende… estamos sozinhas.”
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather