Testemunho: Amas da Segurança Social vítimas dos serviços de acção social
“Nós, amas da Segurança Social de Évora, estamos a ser alvo de discriminação e penso que o objectivo do departamento de acção social é simplesmente eliminar-nos. A maioria das amas está sem crianças suficientes para sobreviver , há até quem esteja apenas com uma criança. É-nos dito que não há crianças, o que achamos muito estranho, pois várias as mães que solicitam informação a amas diferentes e que se dirigem aos serviços, sendo confrontadas com a resposta de que “não vale a pena inscrever pois estamos sem vagas”. Na realidade, é precisamente o contrário. A Dra. Ana Costa (que é a pessoa responsável pela inscrição das crianças e de outros serviços ligados às mesmas) já foi confrontada por algumas de nós ao telefone, ri-se do assunto e diz que é mentira e era preciso que tivéssemos provas e entretanto vai dando a sugestão que é melhor desistirmos porque temos “os dias contados”… A mesma afirma que a ama que” piar” muito deixa de ser “privilegiada” e passa a ser a condenada. Ora perante esta situação anda tudo com receio de falar, foi cortado todo o tipo de abono alimentar das crianças (quer precisem ou não), às mães é-lhes dito que se faltarem com os alimentos a criança deixa de poder ir à ama e isto faz com que nós alimentemos as crianças do nosso bolso, porque temos medo de perder as crianças.
Estamos todas em desespero e sem saber o que fazer as nossas vidas. Aos poucos as amas vão desistindo. O objectivo é mesmo acabar connosco.
Já tentámos marcar reunião com o director da segurança social de Évora, mas foi-nos dito que só poderemos reunir com permissão do serviço de acção social onde estamos inseridas. Estão todos feitos uns com os outros e ninguém nos defende… estamos sozinhas.”







É o receio de falar é que as coisas estão nesta situação,pois a drª em causa tem tido comentários com os próprios pais das crianças, que não é de uma assistente social, será que tem formação para ocupar o cargo que lhe foi entregue?
Nos não falamos com receio, mas as mães que são mal atendidas deviam de pedir o livro de reclamações e fazer queixa, assim já havia as ditas provas do mau atendimento desta senhora…
Este serviço destina-se a servir a população, e este tipo de situações deveriam de ser devidamente investigados essa senhora não tem perfil para desempenhar esse cargo devia de ir para rua em vez de andar a lixar a vida de quem trabalha 12 horas por dia e paga impostos por trabalho precário!
Essa dtª é formada em historia por isso é que não sabe lidar com os vivos….
Pois é, estou crente que a Nova Directora Regional,(Pessoa de bem)
se inteire sobre o que se passa neste serviço,será que o novo Director tenha conhecimento de a criança sair da Ama por os pais se atrazarem um mês no pagamento? tenho a certeza que não, pois se assim for não é o (a)SRª que conheço,a não ser que tivesse mudado,(O QUE NÃO ACREDITO )
Eu tive o meu filho numa ama da segurança social noutra área e ele tinha direito a um suplemento de ajuda para alimentação, quando vim para Évora recorri ao mesmo serviço, era suposto ser igual mas constatei que não existe suplemento nenhum,como é possível aqui em Évora as crianças serem desfavorecidas em relação a outras no mesmo tipo de serviço, pedi esclarecimentos mas a reacção não foi das melhores sendo até hostilizada…….lógico que este tipo de comportamento(pouco digno) de um serviço do estado deveria de ser investigado acredito que as amas de facto vão ter falta de crianças pois quem está a frente do serviço contribui para esse facto haverá interesse em que tal situação aconteça????