Testemunho: Centro de Emprego usado para ação de Empresa de Trabalho Temporário
Antes de recusar a proposta, e visto que apenas é preciso comparecer para não perder a inscrição no centro de emprego, eu aproveitei para perguntar que tipo de recursos PÚBLICOS foram disponibilizados à ETT, pelo Centro de Emprego, para que a ETT fosse lá contratar desempregados; deixei claro também que me pareceu no mínimo estranho que uma empresa com condições económicas acima da média – como são as ETT’s – precisasse de usar os recursos do Centro de Emprego para contratar pessoas. Foi-me respondido que apenas estava a ser utilizada a sala.
Não sei se isto é uma situação que esteja a ocorrer em outro Centros de Emprego do país, mas penso que não será descabido pensar isso. Não só o Centro de Emprego mostra que não tem capacidades para fazer o seu trabalho, como “desvia” recursos escassos e necessários do trabalho que deveria fazer para o proveito de uma ou mais empresas cujo objectivo é o lucro através do incentivo à precariedade. Esperando que a denúncia vos seja útil, os meus cumprimentos e votos de continuação de um bom trabalho.
Patrícia»







Sim, esta situação ocorre noutros Centros de Emprego. Em Seia, a Reditus fez o mesmo para contratar pessoas para o call center da EDP nesta cidade. Utilizou uma sala para uma sessão de “propaganda”, tendo sido chamadas dezenas de pessoas inscritas no centro de emprego.
As empresas de trabalho temporário são empresas a que outras empresas , como a PT recorrem quando não conseguem encontrar trabalhadores ou simplesmente não têm tempo para se dedicar a tal. Por sua vez, quando a ETT não consegue também encontrar trabalhadores sem ajuda, recorre ou centro de emprego e pede ajuda por sua vez. Neste caso, é uma empresa grande, a PT a dirigir-se a uma ETT, que pede ajuda ao Centro de emprego, e não processo contrario, como é sugerido acima.