Testemunho: Centro de Emprego usado para ação de Empresa de Trabalho Temporário

A Patrícia enviou-nos este testemunho dando conta de que alegadamente o Centro de Emprego de Cascais estará a disponibilizar os seus meios para ações de um Empresa de Trabalho Temporário (ETT):
«Escrevo-vos para descrever uma situação que se está a passar no Centro de Emprego de Cascais e talvez em outros. Como estou inscrita no Centro de Emprego, fui chamada para me ser apresentada uma proposta de trabalho para Comercial porta-a-porta para a PT. A proposta foi apresentada aos presentes por uma empresa de trabalho temporário – Vertente Humana – e consistia em contratos quinzenais automaticamente renovados, com um ordenado base de 485€ acrescido de subsídios, prémios de produtividade (aliciantes) e comissões mediante objectivos cumpridos.

Antes de recusar a proposta, e visto que apenas é preciso comparecer para não perder a inscrição no centro de emprego, eu aproveitei para perguntar que tipo de recursos PÚBLICOS foram disponibilizados à ETT, pelo Centro de Emprego, para que a ETT fosse lá contratar desempregados; deixei claro também que me pareceu no mínimo estranho que uma empresa com condições económicas acima da média – como são as ETT’s – precisasse de usar os recursos do Centro de Emprego para contratar pessoas. Foi-me respondido que apenas estava a ser utilizada a sala.

Não sei se isto é uma situação que esteja a ocorrer em outro Centros de Emprego do país, mas penso que não será descabido pensar isso. Não só o Centro de Emprego mostra que não tem capacidades para fazer o seu trabalho, como “desvia” recursos escassos e necessários do trabalho que deveria fazer para o proveito de uma ou mais empresas cujo objectivo é o lucro através do incentivo à precariedade. Esperando que a denúncia vos seja útil, os meus cumprimentos e votos de continuação de um bom trabalho.

Patrícia»

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather