Testemunho: Entrevista na MeritAward
Recebemos o seguinte testemunho de uma jovem trabalhadora, que depois de ter trabalhado numa empresa (International Marketing Portugal) sem receber durante mais de um mês, acabou por ir a uma nova entrevista de emprego noutra empresa. Que, segundo o testemunho… Era a mesma.
“Em Setembro de 2011 candidatei-me a uma entrevista de emprego para o cargo de assistente de marketing numa empresa nova em Portugal que procurava expandir-se na área de comunicação, marketing e relações públicas.
Na altura esta empresa denominava-se por “International Marketing Portugal” ou IMP e estava sediada num apartamento habitacional perto da Praça da Figueira.
Fui chamada para entrevista, fizeram-me algumas perguntas “da praxe” e depois explicaram-me que a empresa estava dividida sobretudo em 3 sectores: banca, telecomunicações e 3º sector (ONG’s). Disseram-me também que as pessoas que integravam na empresa passavam por 3 fases, sendo a última gerir a sua própria carteira de clientes e campanha. Que ao longo do tempo íamos tendo formação de gestão e direito para que isso fosse possível.
Por fim explicaram que a primeira fase era marketing F2F (ou seja, através do contacto cara-a-cara) e que se baseava em informar as pessoas sobre as organizações. Não me falaram em venda e muito menos em porta-a-porta.
Perguntaram se estava interessada, respondi que sim e disseram que se fosse contactada até às 20h30 desse dia era porque tinha passado à segunda fase da entrevista que seria no dia seguinte.
Ligaram-me às 21h a felicitar-me e a pedirem que fosse formal mas com calçado confortável porque iria acompanhar uma equipa.
Chegando ao “escritório” percebo que vou andar porta-a-porta a tentar que as pessoas se tornem amigas da UNICEF (todos os meses, por débito directo, doam um valor à sua escolha para ajudar a UNICEF a implementar cuidados de saúde, educação, maternidade infantil, etc).
Falam-me em renumerações muito atractivas que chegam aos 800 euros por semana.
Aceitam-me e eu aceito.
Ingénua, muito nova nestas andanças, vou no dia seguinte começar a trabalhar. Chego às 9h, como me pediram e metem-me numa sala muito pequena mas cheia de gente e com música aos berros. Berram o meu nome e toda a gente me sorri, diz olá e “dá cá mais 5”. Dão-nos uma “formação” de como abordar as pessoas, quais os 5 passos do discurso e como se deve fechar o contrato. Depois a música volta e devemos treinar o nosso discurso. A pessoa com quem treinamos desenvolve várias facetas que devemos encontrar no dia-a-dia, há pessoas a tentar distrair-nos e a música está cada vez mais alta e o calor é cada vez maior. Se conseguirmos fazer um discurso ali, naquele ambiente, conseguimos em qualquer lado.
Também, todas as manhãs ouvimos uma linda história de como alguém, quando tinha a nossa idade começou onde estamos e agora gere um escritório num país qualquer e tem montes de dinheiro. Ouvimos quem fez as melhores vendas do dia anterior e quem foi promovido.
Saímos as 13h com um mapa na mão. Podemos ter que ir a Loures, a Setúbal ou ao bairro ao lado. Mas é tudo pago do nosso dinheiro e o “salário” é 100%.
Ao inicio ainda não temos código portanto fazemos o contrato com o código de outra pessoa. No final do mês isso significa que temos que ir atrás da pessoa que automaticamente ficou com a nossa venda e passou um recibo por nós.
Saí de lá ao fim de 5 semanas. Ainda me devem dinheiro que não tentei procurar mais.
Esta semana fiz o meu último exame e espero estar licenciada. Enviei currículos e ontem chamaram-me para uma entrevista. O anúncio era o seguinte:
Assistente de Marketing
Empresa e Função Merita Award Empresa de Relações Públicas e Publicidade encontra-se neste momento aumentar o seu recrutamento na área do marketing relacional, procurando candidatos que possam representar em várias vertentes e vários canais, como Relações Publicas, Promotores e Representantes/Formadores de Campanhas
As Funções pretendidas são numa base relacional, representando clientes como querem ser representados num mercado diversificado.
A comunicação e a Imagem de um cliente ou produto é o nosso grande foco, como também uma melhor qualidade num mercado tão saturado.
Perfil
Procuramos uma perfil poli-valente, que tenha gosto na área da comunicação e formação. tenha aptidão para interagir com pessoas diferentes e que tenha uma mentalidade de Estudante para poder evoluir nesta área de Marketing.
Seja comunicativo, Dinâmico e tenha preocupação com a Imagem.
Tenha Ambição de sucesso e crescimento a nível profissional
Procura conhecimento e bom ambiente de trabalho
Tenha disponibilidade imediata Idade 18-35 anos
Oferta
Oferecemos a Possibilidade de Crescimento e Evolução dentro da Empresa
Responsabilidade a nível da formação e desenvolvimento de Pessoal
Com Possibilidade de integrar posteriormente uma equipa de ajuda ao recrutamento e back office e Gestão de Empresa.
Remunerações atrativas ao longo do percurso na Empresa
Bom ambiente de trabalho e reconhecimento
Integração numa equipa jovem e dinâmica
Formação Inicial e Continua
Empresa: MeritAward
Local: Lisboa
Tipo: Full-time; Part-time; Freelancer;
Ver oferta de emprego em http://www.cargadetrabalhos.net/2014/06/24/assistente-de-marketing-6/#ixzz36W2uYecm
cargadetrabalhos.net | emprego na área da comunicação
Rua Afonso Lopes Vieira nº.23, 10ºA
1700 Entrecampos
https://www.facebook.com/pages/Meritaward/239666469543521?fref=ts
Era exactamente a mesma empresa com outro nome.
Quando falei com uma colega sobre o assunto ela disse também ter sido contactada mas que lhe avisaram que seria uma fraude. Ela ainda contactou a UNICEF que diz desconhecer qualquer actividade da empresa e que pediu mais pormenores.”
by
Em AVEIRO também há destas coisas. Uma empresa chamada CLA Marketing que está no Centro Comercial Veneza, 5º andar, loja O. Telemóvel 919 754 692 (Tatiana).
A ladainha é a mesma!! Uma simpatia excessiva e muito falsa para angariar idiotas!!
Olá Joana,
Sabes a que anuncio se referia esta oferta de emprego?
Fui hoje contactada para ir a uma entrevista neste mesmo sitio (centro comercial veneza-Aveiro) e queria saber se se trata da mesma situação. O que disseram eles?
Obrigada