Trabalhadores das autarquias protestam dia 16 contra a precariedade e a mobilidade especial
“Em 16 de Setembro os trabalhadores das autarquias locais, empresas municipais e privadas que operam no sector, bombeiros profissionais, trabalhadores da educação e outros estão em greve para combater o aumento da precariedade laboral no sector e a mobilidade especial, para lutar por melhores salários e pela aplicação das medidas de «opção gestionária» que permitam minorar os impactos negativos das medidas legislativas aprovadas pelo governo”.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local anuncia assim o protesto marcado já para a próxima semana. Esta mobilização prova que cresce a precariedade e todos os ataques aos trabalhadores das autarquias (como tristemente vem acontecendo em todo o sector público, onde se podem e devem pedir responsabilidades especiais nesta matéria). Relembramos que o STAL tinha já também contestado, muito justamente, o novo sistema de avaliação dos trabalhadores do Estado (o SIADAP – Sistema Integrado de Avaliação e Desempenho da Administração Pública, resumidamente explicado neste take da Lusa divulgado pelo Expresso).
Os Precários Inflexíveis saúdam este protesto e sabem bem como ele se justifica. A campanha Autarquia Sem Precários, desde o seu lançamento, continua a coleccionar histórias de precariedade em diversas autarquias, de Norte a Sul do país, e a contribuir para que seja conhecido panorama dos direitos laborais nos municípios.
Sabemos bem que com os ataques aos trabalhadores em função públicas se pretende atingir toda a gente. Dia 16 estaremos atentos e aguardaremos por uma mobilização que seja mais um passo para enfrentar este cenário inaceitável.
notícia, por exemplo, aqui.
by