Trabalhos forçados para quem recebe subsídios
No alvo estão também as pessoas que recebem o RSI, esta prestação social não será renovada automaticamente obrigando as pessoas que estão a receber RSI a um pesadelo burocrático periódico.
Sobre o subsídio de desemprego e o trabalho grátis é necessário compreender que esta prestação social é contributiva, ou seja, que cada pessoa que recebe subsídio de desemprego descontou parte substancial do seu ordenado para poder receber o subsídio quando estivesse desempregado. Se, para além da procura activa de emprego, das apresentações nos centros de emprego e da frequência de formação, os desempregados são forçados agora à prestação de trabalho solidário no Estado ou em instituições de solidariedade social, não sobrará tempo a estas pessoas para efectivamente… procurar emprego.
E esta acção terá um resultado pernicioso no emprego no 3º sector, visto que, com tanta mão-de-obra grátis, não ficará ninguém a trabalhar e a receber nas misericórdias. Resultado: mais desemprego.
Já no caso do RSI, trata-se simplesmente de preconceito e ódio aos mais pobres. A maioria dos beneficiários do RSI recebem menos de 80€ por mês e são crianças, que ainda não têm idade para trabalhar, ou idosos, que já não conseguem trabalhar. Os restantes beneficiários, dizem as estatísticas, estão à demasiado tempo desintegrados da sociedade e por isso não têm competências para trabalhar, precisando deste apoio social para sobreviver.
“Os restantes beneficiários, dizem as estatísticas, estão à demasiado tempo desintegrados da sociedade e por isso não têm competências para trabalhar, precisando deste apoio social para sobreviver.”
E não é preciso tentar integrá-los de forma a acabar com isto??? Ou é justo que sejam os que trabalham, com os seus impostos, a contribuir para pessoas que muitas vezes nunca descontaram um cêntimo? Acho muito bem que os que recebem RSI sejam obrigados a trabalhar.
não se devendo generalizar, pois nem todas pessoas poderão ter capacidade de trabalhar…prestar algum serviço em vez de estar de costa ao alto, a receber subsídios, que muitas vezes são mal atribuídos, só contribui para uma sociedade cada vez mais injusta e geradora de ódios e rancores. Os impostos devem ser canalizados para serviços públicos que realmente sirvam as populações!! o resto é conversa.