União Europeia dá o 2º resgate a Portugal como certo

 

O governo bem tentou adiar o anúncio da continuação agravada da austeridade e da destruição do país, mas os parceiros da troika estão mais interessados em responder às solicitações do mercado do que à política interna dos países, à democracia ou à soberania. E assim chega, em dia de reflexão, o anúncio de Bruxelas – o 2º resgate e o 2º memorando da troika são certos.

ngED2CBDB9-2C0F-44FA-B3A0-0A81C2505870

Alguns fanáticos economicistas, como João César das Neves, louvam o 2º resgate, tal como tinham feito, antes do 1º resgate, banqueiros e economistas como o próprio César das Neves. Mas a população portuguesa já sabe bem o que significa a troika, qual o verdadeiro significado da palavras “resgate” e da continuação da chacina social a que estamos sujeitos.

Com o 2º resgate acontecerá o que já aconteceu com o primeiro, só que com maiores agravamentos – mais roubo dos salários, precarização generalizada de quem trabalha, destruição do Estado Social, descapitalização da Segurança Social, encerramento da Escola Pública em favor do ensino privado para as elites, destruição do Serviço Nacional de Saúde, entrega total dos monopólios e dos recursos naturais a investidores que têm como objectivo única e simplesmente fazer lucro com o que é de todos. O 2º resgate é a confirmação do sucesso do primeiro, e nada mais o comprova do que o aumento da dívida de 97% para 132% e a subida histórica dos défices. O resgate só tem que ver com implementar este plano de destruir a sociedade, o Trabalho e o Estado Social como o conhecemos, para poder voltar às condições sociais do século XIX. A única hipótese para a população é tomar a posição forte que já demonstrou massivamente: contra o governo, contra a troika, contra o medo.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather