USP: Um terço dos trabalhadores estão em situação precária

A imagem

Em conferência de imprensa para apresentação da iniciativa «Estafeta contra a Precariedade» no distrito do Porto, a USP (União de Sindicatos do Porto) alertou que 1,7 dos 5,2 milhões de trabalhadores portugueses possuem vínculos precários, dos quais 674 mil com contrato a termo certo, 190 mil a recibos verdes e 56 mil licenciados desempregados.

Segundo alertou, os jovens trabalhadores estão «particularmente expostos aos empregos precários», que afectam 35 por cento dos jovens até aos 34 anos.

«Muitos deles ocupam empregos com baixas qualificações, baixos salários e horários de trabalho desregulados, apesar de níveis médios de habilitações literárias relativamente altos, facto que torna esta situação ainda mais injusta e incompreensível na perspectiva do desenvolvimento do país», sustenta.

Promovida pela estrutura dos jovens trabalhadores da CGTP-IN Interjovem, a «Estafeta Contra a Precariedade – Lutar para Garantir a Estabilidade» arrancou dia 16 em Braga e prossegue de hoje até dia 29 no distrito do Porto.

para ler a notícia inteira Diário Digital

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather