Vendas de "cartões solidários" pela PHX Marketing | Testemunho

mi_2161940813160088A M. enviou-nos uma denúncia sobre o que se passou com o seu companheiro num recrutamento PHX Marketing que aqui divulgamos na íntegra:

«Na sequência de uma oferta de emprego o candidato é contactado, por e-mail, pela empresa PHX Marketing (com sede em Setúbal) para uma entrevista que é feita pelo senhor Pablo Fernandez.
Na entrevista (que durou 1 hora) é dito que a empresa está em fase de expansão e que necessita de colaboradores. A carteira de clientes é composta por empresas como a Vodafone, entre outras. Os potenciais colaboradores têm formação (não especificada na entrevista) durante 6 meses.
O discurso coerente, sério e inebriante do senhor Pablo F. torna irrelevante qualquer questão sobre possíveis tarefas a desempenhar/contrato/remuneração, até porque todo ênfase é dado ao potencial candidato e à empresa. Ainda segundo as palavras entusiastas do senhor Pablo F., cuja agenda diária inclui cerca de 25 a 30 entrevistas a potenciais colaboradores, no final do dia, analisado o perfil e curriculum do potencial candidato, o mesmo será contactado felicitando-o por ter superado a primeira entrevista (tal como aconteceu com o meu companheiro) e que deverá apresentar-se na empresa no dia seguinte a fim de perceber a dinâmica/organização da empresa.
O processo é muito rápido e entre a entrevista, chamada telefónica e início da formação (ainda que quando o potencial candidato se apresenta no dia seguinte não esteja certo de que foi realmente aceite, a deslocação até à empresa faz parecer uma 2.ª fase de entrevistas selecionatórias e a tomada de conhecimento da organização da empresa) não há sequer tempo para assimilar o que se está a passar.
Assim, há dias, e tal como combinado, o meu companheiro iniciou a sua formação (sem qualquer explicação sobre o planeamento do dia) na PHX Marketing tendo sido convidado a acompanhar dois colaboradores que durante todo o dia venderam porta-a-porta kit’s “Cartão Solidário” no valor de 20 euros, na zona do Montijo.
O transporte foi feito na viatura (não identificada) dos já colaboradores (bem vestidos e bem falantes) da PHX Marketing (no site oficial www.cartaosolidario.pt na forma de adesão não há qualquer referência ao porta-a-porta e a empresa PHX Marketing também não consta como um dos parceiros autorizados para a venda do referido cartão). E ACREDITEM QUE SÓ NO MONTIJO HOUVE ALGUMAS PESSOAS SOLIDÁRIAS QUE ADQUIRIRAM O REFERIDO KIT.
Durante o dia o meu companheiro foi sucessivamente confrontado com um conjunto de desafios que o “Líder” lhe propôs, a saber: adivinhas.
O colaborador inicia-se como “Distribuidor” e o valor remuneratório varia entre os 150 e os 200 euros.
Ao fim de 2 a 6 meses passa a “Líder” e a remuneração mensal passa a ser entre 250 e 300 euros.
Ao fim de 4 a 6 meses recebe entre 450 e 500 euros pela função de “Assistente gerente”. No fim deste tempo poderá ser Gerente de mais um escritório da empresa.
No final do dia segue-se ainda um questionário sobre as qualidades e defeitos do potencial colaborador e…nada mais é dito. Ao que parece o meu companheiro não foi bem sucedido durante o seu primeiro dia de formação, incrédulo com a situação em que se viu envolvido (e sem transporte para regressar mais cedo a casa) recorreu à ironia para responder aos desafios que lhe foram apresentados, achamos que o “Líder” não aprovou tal atitude e, por isso, deduzimos que não foi aceite para representar a PHX Marketing.»

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather