Vieira da Silva, diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és…

Francisco Van Zeller, conhecido como líder da CIP, é contra o aumento do ordenado mínimo nacional para 475€ em 2010. Para ele, este é um valor que as empresas não podem pagar, senão fecham. Não há registo no entanto de uma só empresa que tenha fechado portas por ter aumentado os ordenados dos trabalhadores em 25€.
Hoje o patrão da CIP é citado na imprensa dizendo que não consegue imaginar-se a viver com apenas 450 euros por mês. A ironia neste caso é que o patrão dos patrões admite que não conseguiria viver com uma soma que é a única para mais de 450 mil pessoas em Portugal (apesar de afirmar que não se deve aumentar o salário dessas pessoas).


Que o patrão dos patrões esteja contra os aumentos dos trabalhadores, nós percebemos, é natural. É até histórico e intrínseco à luta que nunca deixou de existir entre quem vive do seu trabalho e de quem vive do trabalho dos outros.

Mas o que queremos aqui é que exigir respostas de quem escolheu este senhor Van Zeller para amigo. É que o ex-Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, hoje Ministro da Economia, foi eleito para ser gestor do bem público, do bem da maioria, e escolheu Van Zeller para participar na gestão do país como presidente do Conselho Coordenador da Internacionalização.

Mas ninguém votou em Van Zeller. Aliás, parece-nos que nenhum trabalhador votaria em Van Zeller.

Vieira da Silva, como diz o ditado, diz-nos mais uma vez quem é… andando com quem anda.

Ver aqui, aqui, aqui e aqui

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather