Vitalino Canas também é temporário

Vitalino Canas foi despromovido. Discretamente – apenas umas linhas finais numa notícia ou outra. Bom, mas lá teve que ceder o seu lugar de porta-voz do Partido Socialista a João Tiago Silveira, actual Secretário de Estado da Justiça. Este foi um dos resultados da reunião, na passada noite de 2ª feira, da Comissão Política do PS, em que foi avaliado o desaire eleitoral: Sócrates, um engenheiro da comunicação, além de falar agora subtilmente na ambicionada “maioria parlamentar”, percebeu que Vitalino já estava gasto.

Pois é. Vitalino Canas teve mesmo que aceitar esta substituição. Imaginamos que tenha abandonado o cargo com fair play, uma vez que sempre defendeu as virtudes do trabalho temporário e nunca deixou de achar que são patrões que têm razão…

Vitalino Canas acumulou vergonhosamente, durante demasiado tempo, o cargo de porta-voz do PS com o de “Provedor” ao serviço das empresas de trabalho temporário (ETT). Foi a voz da legitimação da imposição da precariedade enquanto era a voz do partido do poder. Findo o seu mandato, o país tem cerca de 2 milhões de precários e mais de meio milhão de desempregados.

A substituição pelo jovem João Tiago Silveira não representa apenas a necessidade de responder ao evidente desgaste do Governo e do partido que o suporta. Esclarece também o desgaste do próprio Vitalino Canas, que tornou demasiado evidente a facilidade com que os patrões exigiram – e conseguiram – deste poder a autorização para aumentar a exploração e impor a precariedade.

Infelizmente, é difícil prever que esta alteração, operada discretamente, represente uma mudança. A precariedade continuará legitimada por um poder rendido aos mais fortes. E, claro está, Vitalino Canas poderá continuar a contar com a nossa oposição: as ETT continuarão a ser uma das mais vergonhosas expressões do crescimento da precariedade e da exploração e o senhor “Provedor” certamente não deixará de as defender. Pelo menos, enquanto lá estiver: sim, porque nestas coisas, tudo se pode tornar, de facto, muito temporário…
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather