Voltou a troika – é preciso desentroikar!

De chegada para a 8ª e 9ª avaliações, a troika hoje volta “oficialmente” a Portugal, embora nunca parta. As medidas previstas e que terão que ser anunciadas para o Orçamento do Estado estão já ligadas com o 2º resgate, apelidado de “Programa Cautelar” e que trará a destruição contínua da austeridade permanente promovida a partir de Bruxelas e com o apoio de Passos e Portas. Hoje a cidade de Lisboa acordou troikada.

troikado
Imagem divulgada do Que Se Lixe a Troika, na Praça de Londres

Um pouco por toda Lisboa são visíveis enforcados nos semáforos, acção divulgada pelo Que Se Lixe a Troika. Da troika chega a confirmação que o enforcamento de toda a população é para continuar. As metas não deverão ter qualquer hipótese se ser alteradas (tendo já Passos Coelho posto Paulo Portas em ordem nesse sentido). O segundo resgate também vem já na mala, sendo no entanto anunciado que este “programa cautelar” terá as mesmas condicionantes que o memorando, mais austeridade, mais juros e consequentemente mais dívida, na garantia da continuação sem fim da austeridade.

De medidas imediatas, a troika deverá trazer a subida da idade de reforma para os 66 anos para todos os trabalhadores, nova baixa dos salários dos funcionários públicos, o fim dos suplementos remuneratórios. As propostas de alterações laborais profundas, como a nova redução das compensações por despedimento, do apoio no desemprego e a introdução do contrato único de trabalho deverão também estar na mesa de imposição (chamar-lhe discussão seria demasiado irónico) da troika.

A reacção à acção da troika e do governo Passos-Portas deve continuar a sentir-se e espera-se que o mês de Outubro veja grandes expressões públicas de indignação e de revolta, findo circo mediático (ou não-mediático neste caso) do período eleitoral.

 

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather