Walmart: trabalhadores em luta pelo salário e pelo emprego prometem greve histórica

Os trabalhadores da Walmart continuam em luta pelo aumento salarial e por condições laborais dignas. Uma forte campanha a nível nacional está a unir trabalhadores e solidariedades em vários pontos dos EUA. Na passada 5ª feira, protestos em 15 cidades norte-americanas terminaram com a detenção de mais de 100 pessoas (vídeo com resumo do conjunto das acções aqui e de uma das várias acções aqui). Para o próximo “Black Friday”, o mais importante dia comercial do ano e que tem lugar em Novembro, os trabalhadores agendaram, com o apoio do sindicato do sector, uma greve que se perspectiva como histórica, para exigir o salário e a reintegração dos trabalhadores que a empresa despediu como retaliação ilegal às acções de luta. Mais informações nos sites OURWalmart e Fazendo a mudança na Walmart.

protestos_walmart“Pelo respeito e por verdadeiros salários”: é este o mote com que a campanha pelos trabalhadores da Walmart lança o agendamento da greve e apela à solidariedade de todas as pessoas que juntam neste grito pela “mudança na Walmart”. No site da campanha são ainda disponibilizados factos impressionantes que demonstram a forma brutal como esta empresa acumula lucros à custa do trabalho muito mal pago, além de vários outros aspectos.

A luta na Walmart ganha assim corpo e força nos EUA. Já no ano passado teve lugar uma importante greve nesta empresa, também no “Black Friday”. Estes trabalhadores, com salários muito baixos e condições, sob chantagem permanente, não desistiram das pretensões e estão conseguir enfrentar as retaliações duma das maiores empresas do mundo, através da luta comum e das solidariedades que procuram nas suas acções.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather