Testemunho: KPSA recruta para REMAX e propõe ilegalidades a desempregados e utiliza instalações do IEFP e dinheiros públicos para recrutar

transferirRecebemos um testemunho sobre esta empresa que propõe condições ilegais a trabalhadores desempregados. Segundo este testemunho, trata-se de um esquema utilizado com um duplo objectivo: afastar as obrigações da empresa que verdadeiramente está a recrutar a utilizar a mão-de-obra (a REMAX, neste caso); e recrutar com baixos custos e sem observar quaisquer direitos, propondo a fraude e utilizando ilegalmente as prestações sociais como complemento do salário. A denúncia, já de si grave, torna-se ainda mais séria quando o promotor da tal empresa utiliza as instalações do IEFP de Loures para recrutar vítimas para o seu esquema. Pessoas que, pelas regras da atribuição do subsídio, estão obrigadas a comparecer a estas “sessões”. A confirmar-se, é no mínimo estranho que o IEFP, ao abrir as portas a empresas para sessões de presença obrigatória para desempregados, não tenha critérios nem verifique se estas entidades cumprem as regras mais elementares.

Publicamos este testemunho no nosso site e iremos também encaminhar esta situação para a direcção do IEFP e da ACT, pedindo averiguação dos factos denunciados e eventual actuação em conformidade. Ficamos, portanto, à espera da resposta destas entidades.
———————–
«Há uns meses tive a possibilidade de conhecer uma empresa destas, a KPSA, na pessoa de um seu responsável, Sr. Paulo Alexandre.

Tomei conhecimento desse senhor e dessa empresa quando respondi a um anúncio de emprego por ela publicitado. Na entrevista que o mesmo senhor me fez foi-me explicado que a empresa do ramo imobiliário (a REMAX) para a qual estava a selecionar comerciais não pagava qualquer ordenado ou vencimento base, e que todas as despesas inerentes à função eram por conta do “colaborador” que procuravam, que apenas auferiria alguma remuneração a título de comissões sobre os negócios efetuados.

Além de me explicar detalhadamente o funcionamento desse esquema comissional, foi-me dito que enquanto trabalhador desempregado a receber subsídio de desemprego eu poderia não ter de abdicar do subsídio se pretendesse aquele trabalho.

Foram-me feitas propostas verdadeiramente desonestas, e ilegais:
Que não teria de abdicar do subsídio de desemprego desde que assinasse com a empresa dele (não com a empresa imobiliária sua cliente) um contrato de formação que me permitiria estar a trabalhar, de forma encapotada, enquanto recebia o subsídio e ficar dispensado das obrigações de apresentações quinzenais e de procura de emprego. E, além disso, caso tivesse algum valor de comissões a receber e não quisesse coletar-me como trabalhador independente para passar os respetivos recibos, o que me faria perder o subsídio de desemprego, a sua benemérita empresa estava disposta a faturar esses valores à sua cliente (“com quem temos uma parceria”) e entregar-me (“em cash”!!) esses valores depois de deduzidos cerca de trinta por cento (“para pagar os impostos devidos”).

Ciente de que estas informações me foram dadas oralmente para que não exista registo delas – a mesma preocupação que está por detrás dos eventuais pagamentos em “cash” – e sejam impossíveis de provar, parece-me que a denúncia (possível) destes abusos é uma obrigação.

Se isto é vergonhoso, mais ainda é o facto de esta mesma empresa e este mesmo senhor beneficiarem do alto patrocínio do IEFP para o alargamento do seu campo de recrutamento.

Há cerca de um mês, fui convocado para me apresentar no centro de emprego de Loures, sob pena de perder o subsídio de desemprego se o não fizesse, para que me fosse apresentada uma “oferta de emprego”.

Acontece que não existia nenhuma oferta de emprego. Essa convocatória, coletiva, como vim a verificar no local, destinava-se a arrebanhar desempregadas e desempregados para uma apresentação, nas instalações do centro de emprego, da dita empresa, a KPSA, feita pelo mesmo Sr. Paulo Alexandre.

Claro que não estava lá para fazer nenhuma oferta de emprego, antes para apresentar a sua empresa, que faz “consultadoria, recrutamento e seleção de recursos humanos, e outsourcing de recursos humanos”, referindo que quem não estivesse interessado em assistir à apresentação podia sair sem nenhuma penalização que (ele próprio) anotava o nome e a presença estava justificada.

Parece-me impensável que o serviço público que tem a incumbência de procurar encontrar colocação profissional para quem está desempregado, abra as suas portas a empresas que vivem do lucro da precarização do trabalho e que têm os comportamentos ilegais já referidos. Se não servir para mais nada, que ao menos esta denúncia possa fazer com que o IEFP passe a demonstrar um pouco mais de respeito pelos desempregados e desempregadas, e deixe de convidar a raposa a entrar na capoeira para zelar pela sua segurança.»

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather