300 trabalhadores da cooperativa de consumo Pluricoop sem ordenado há 4 meses
Cerca de 300 trabalhadores da cooperativa de consumo Pluricoop, com sede em Setúbal, estão sem receber ordenado há cerca de 4 meses. Pelo menos 12, das mais de 20 lojas da cooperativa estão encerradas. Célia Lopes, do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços de Portugal – afirma que “Há trabalhadores com situações complicadas em termos financeiros. Suspenderam os seus contratos porque acreditam que é possível reaver o seu posto de trabalho”. A redução dos salários, do consumo mesmo em bens essenciais, está a fazer o seu percurso e a destruir a economia, os postos de trabalho, e as nossas vidas.
Ver:







Depois de tantas formações, concursos, movimentos cooperativos, acções para os trabalhadores da Pluricoop (e não só!) fazem isto?
http://www.consumo-pt.coop/actividade_economica/RelFen2002.pdf
——–
«1st January to 31st December 2005…
… FENACOOP –Cape Verde: Organization of a study visit to Portugal:
5 cooperative leaders from FENACOOP Cape Verde visited a number of cooperative societies in Portugal, namely FENACOOP, PLURICOOP, CONFECOOP, COOP-LISBOA and INSCOOP. The purpose of the study visit was to learn about cooperative experiences in Portugal and establish a strategic alliance with FENACOOP who is also active in the same sector. The visit yielded the following outputs:
– signing of a memorandum of understand between the two FENACOOP
– lessons learned on approaches to develop business concurrently with social commitment
(serving members and the community)
– networking with other sectors
– promoting social solidarity
– prospective collaboration with INSCOOP for the organizations of business events (fairs,
exhibition, tourist packages)
This visit has opened doors for FENACOOP who is yet to take advantage of them…»
http://www.ica.coop/publications/ar/regionalreports/annualreport05_africa.pdf
Site da Pluricoop «realizado com a contribuição da Comissão Europeia» (ver no fundo da página da seguinte hiperligação):
http://www.consumo-pt.coop/pluricoop/index.php
http://www.consumo-pt.coop/pluricoop/index.php
«… A Pluricoop é membro da Fenacoop-Federação Nacional de Cooperativas de Consumo…»
——————–
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=104269
«…
Nome entidade adjudicante
NIF – 501473548
Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo
Nome entidade adjudicatária
NIF 500821070
FENACOOP – Federação Nacional de Cooperativas de Consumidores, FCRL
Objecto do contrato:
Prestação de serviços consultoria, visando coordenar, preparar e executar trabalhos logístico-administrativos nas áreas da formação cooperativa,incentivos financeiros, credenciação, operacionalização de dados, secretariado e matérias conexas.
Data da celebração de contrato:
03-08-2009
Preço contratual :
13.854,15 €
Prazo de execução:
150 dia(s)
Local de execução:
Portugal – Lisboa – Lisboa»