A partir de hoje as mulheres passam a trabalhar sem receber
Em média as mulheres portuguesas trabalham mais 61 dias do que os homens sem receber. A diferença salarial entre homens e mulheres é de 16,7% [Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (GEP-MTSS)] e isso na prática quer dizer que desde o dia de hoje as mulheres trabalham e não recebem salário, quando comparadas com os homens.
A diferença salarial diminuiu nos últimos anos, principalmente devido ao aumento do salário mínimo que subiu a remuneração média das mulheres, mas a desvalorização salarial causada pela austeridade do governo PSD/CDS pode ter contribuído para a compressão dos salários dos homens.
A Comissão Europeia fez as contas e diz que “ao ritmo atual, as disparidades salariais entre homens e mulheres estão a diminuir tão lentamente que até 2086 as mulheres não auferirão o mesmo que os homens”.
Na Islândia no dia 24 de outubro as mulheres saíram do emprego às 14:38 porque é a essa hora que o seu trabalho deixa de ser remunerado face ao dos homens. Este protesto reuniu 90% das mulheres do país, incluindo as domésticas que nesse dia fizeram greve às tarefas da casa. Chamou-se o “dia de repouso das mulheres”.
Notícia aqui.
by
Lá vêm outra vez com a treta do “wage gap” que nenhum economista de renome aceita, apenas uma data de feministas iletradas.
Vamos lá a ver uma coisa, se as mulheres recebessem menos que os homens não haveria mulheres no desemprego! Se as empresas usam offshores, fogem aos impostos para poupar, porque haveriam de contratar homens?
A disparidade vem do tipo de profissões que as mulheres escolhem e as profissões que os homens escolhem. Há muitos mais engenheiros homens e muitos mais homens em profissões de risco, e isso é normal é simplesmente uma preferência. Tal como há muito mais mulheres em enfermagem, nutrição, psicologia.
Quando se vão comparar os salários de homens e mulheres da mesma profissão, a disparidade desaparece.
Por isso parem de desinformar.
Estudo muito mal feito, não foi normalizado tendo em conta muitas coisas, ver aqui: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/5avnk9/as_mulheres_trabalham_mais_61_dias_por_ano_sem/
Feministas iletradas? A sério? Mas é assim tanta a ameaça que sente? Há mais mulheres no ensino superior que homens e mantém -se a diferença de ordenado. Não acredito que seja preciso esperar tanto, mulheres e homens estão a mudar e o senhor será em breve um fóssil.