ABIC: Acção de protesto de bolseiros – 5 Julho de 2012
«A Direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convoca para o dia 5 de Julho, quinta-feira, uma acção de protesto dos bolseiros de investigação. Trata-se de uma concentração, em frente ao Ministério da Educação e Ciência, na estrada das Laranjeiras, em Lisboa, pelas 15h.
Dando continuidade a acções já desenvolvidas por núcleos locais de bolseiros, com esta acção apelamos aos bolseiros que compareçam e façam ouvir a sua voz. A ABIC dinamizará uma tribuna pública onde recolheremos testemunhos directos dos bolseiros para entregarmos à tutela, dando também assim uma resposta forte ao pedido de exemplos concretos de problemas e abusos do Estatuto do Bolseiro de Investigação, que a Secretária de Estado da Ciência fez na última reunião com a ABIC.
Os bolseiros de investigação têm vindo a sofrer, em particular nos últimos meses, severos ataques às suas condições de trabalho e de vida. Não podemos aceitar os atrasos sem precedentes no início, na renovação ou nos pagamentos das bolsas com consequências gravíssimas e imorais na vida dos bolseiros e suas famílias. Não são aceitáveis também os atrasos nos reembolsos do Seguro Social Voluntário (SSV), que levam a que muitos bolseiros suspendam as suas contribuições para o SSV, pondo em causa a sua proteção social mínima. É urgente lembrar a incomportável perda de poder de compra de quem não vê as bolsas atualizadas desde 2002. É urgente denunciar que, apesar dos elevados níveis de qualificação, da sua importância e peso no Sistema Científico e Tecnológico Nacional, o Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) continua a impor condições de extrema precariedade. Vamos exigir mais respeito por quem tanto contribui para o desenvolvimento e reconhecimento de Portugal. Vamos exigir a alteração do EBI no sentido de valorizar e dignificar o nosso trabalho.
Fim dos atrasos nos pagamentos das bolsas e da Segurança Social.
Contratos de trabalho e melhores condições para quem trabalha em Ciência.
Participa e traz um amigo.
Informações pelo mail da ABIC ou por:
André Janeco (Lisboa e Sul): 966354511
Ana Pina Rodrigues (Coimbra e Centro/Norte): 962229367»
Não tendo nada a ver com o assunto do post: tendo reiniciado atividade em maio e encerrado em junho, dirigi-me à Segurança Social para pagar as contribuições relativas a junho. Na Segurança Social de Algés informaram-me que também tinha a pagamento o mês de Maio (mais juros de mora) pois deixou de estar isento de contribuições o mês em que se inicia ou reinicia atividade. Têm conhecimento desta medida? Eu não tinha ouvido nada na comunicação social e não encontro dados na internet.
Ana Rodrigues
Olá Ana,
Essa medida entrou em vigor com o orçamento de estado retificativo de 2012 e serve para que os trabalhadores independentes não consigam abrir e fechar atividade como forma de evitar pagamento. O Pedro Mota Soares nunca se esquece de apertar a malha sobre os falsos recibos verdes.
http://www.precariosinflexiveis.org/2012/03/governo-tenta-iludir-trabalhadores.html
Obrigada pelo esclarecimento!
Ana Rodrigues