Acção de protesto pelos direitos dos profs das AECs
Esta manhã os Precári@s Inflexíveis juntaram-se aos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular e a um grupo de membros do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, incluindo o seu presidente, António Avelãs, à porta da Escola EB1 nº 6 em Santo Contestável, a contactar com a comunidade escolar para alertar para o agravamento da situação nas AECs.
Contactámos com pais, auxiliares e professores e confirmámos a sua solidariedade perante os vários atropelos aos direitos laborais nas AECs: situações de falsos recibos verdes, ausência de contratos de trabalho, valores de remuneração abaixo dos previstos na lei, salários em atraso, despedimentos ilegais e arbitrários, cumprimento de horas não remuneradas, obrigação de executar tarefas fora das suas competências, ausência de condições físicas e de materiais para as actividades, o não pagamento de salário durante as paragens lectivas ou todo o trabalho não lectivo que não é considerado nos vencimentos, entre outras questões levantadas.
Apesar de todas as dificuldades, de toda a chantagem e medo há muita gente que não se deixa derrotar. Nas Actividades de Enriquecimento Curricular o roubo social é imenso, mas os professores e técnicos estão a organizar-se e a responder.
Os Precári@s Inflexíveis estarão com estes professores nesta luta pois acreditamos que só a organização e a mobilização pode fazer recuar a destruição das vidas continuamente adiadas e ameaçadas!
Mais informações sobre os Professores das AEC’s da Grande Lisboa, clica aqui.
by