Alter Summit em Atenas começa na 6ª Feira

_AlterSummitA Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, estará no próximo fim-de-semana em Atenas, participando na grande conferência e manifestação internacional contra a austeridade, Alter Summit. Milhares de colectivos, movimentos sociais e sindicatos de toda a Europa juntar-se-ão na Grécia para a construção de uma grande aliança de solidariedade e exigência de um futuro para os povos europeus.

Depois de no sábado passado mais de 100 cidades terem marcado presença no protesto internacional “Povos Unidos Contra a Troika”, a resposta internacional continua a avançar, com a realização neste fim-de-semana da Alter Summit, Cimeira Alternativa que se contrapõe à perspectiva austeritária oficial da Europa, que está a colocar em causa a vida de milhões por todo o continente, destruindo a democracia e as economias de vários países. De Portugal sairá uma delegação onde estarão representados mais de 20 movimentos. Este grande evento internacional culminará com uma manifestação internacional na cidade-centro da crise imposta pela troika e pela sector financeiro – Atenas. A convocatória coloca no seu centro a clara dicotomia entre Democracia e a Austeridade, afirmando que ou a Democracia destrói a Austeridade ou a Austeridade destruirá a Democracia.

“Um espectro assombra a Europa: a auto-organização e a resistência dos povos contra a ditadura dos “mercados livres”, das multinacionais, da Troika e dos seus governos”. As centenas de greves gerais e sectoriais por toda a Europa, as praças e os movimentos “occupy”, os levantamentos populares e laborais na Roménia e na Bulgária, os movimentos de massas no Sul da Europa pelos bens comuns e públicos, a Primavera Árabe, as lutas na Grécia, desde a Indústria do Aço (“Hellenic Halyvourgia”) e “BIOME” até às mobilizações contra a abertura de minas de ouro provam, junto com muito mais mobilizações e agitação, que o totalitarismo neoliberal está longe de ser uma rua com um só sentido”.

É um chamado à defesa da justiça social, da democracia e do fim da opressão de classe que tão evidente se tornou nos dias em que vivemos:

“- Porque nos recusamos a ser governados por uma oligarquia não eleita;
– Porque recusamos a exploração dos povos/das pessoas e da natureza do resto do mundo e da Europa;
– Porque rejeitamos o contributo da União Europeia para o conflito e a militarização;
– Porque queremos acabar com a exploração e a opressão das mulheres e romper com o patriarcado;
Estamos a construir um movimento unido por uma Europa democrática, social, ecológica e feminista!
Apoiamos e fortalecemos as lutas de todos/as nós !
Estamos a lutar pelas exigências apontadas e, através de acções nacionais e Europeias,
vamos torná-las uma realidade.”

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis estará presente em Atenas e apoia totalmente esta iniciativa de que é subscritora há já mais de um ano e para a construção da qual contribuiu activamente. Os povos unidos jamais serão vencidos.

Facebook da Delegação Portuguesa à Alter Summit:

https://www.facebook.com/AlterSummitDelegacaoPortuguesaEmAtenas

http://www.altersummit.eu/

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather