BBC lança uma calculadora da Classe Social: "precariado" é a classe mais baixa
A BBC lançou na semana passada uma “calculadora das classes sociais britânicas”. De acordo com a estação de notícias, as classes sociais britânicas tradicionais, como a classe trabalhadora, a classe média e a classe alta, são conceitos que não têm adesão à realidade do século XXI. Assim, com um conjunto de sociólogos, criaram esta calculadora e dividiram a população em sete “classes sociais”: elite, classe média bem estabelecida, classe média com empregos técnicos, jovens trabalhadores em ascensão, classe trabalhadora tradicional, trabalhador dos serviços e o precariado.
O “precariado” é para a BBC a classe mais baixa da sociedade britânica e é caracterizada por idades acima dos 50 anos, baixos salários, pouca convivência social fora do seu grupo e sem interesses culturais.
É curioso que o termo “precariado” esteja ainda em tão grande debate e seja tão plástico que agrega diferentes coisas conforme o contexto e a realidade.
Vê qual é a tua “classe social” aqui.







Tentei ver qual era a minha classe. Mas não dá. Obviamente, medir os rendimentos das famílias portuguesas por uma escala criada na Inglaterra nos coloca a todos na classe mais baixa.