Bolseiros nos Açores… por um Fio!
Em 2011, na sequência da aposta governamental da região dos Açores na formação avançada e qualificação dos recursos humanos, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou a abertura de novas bolsas de doutoramento e pós doutoramento. Em Agosto de 2011, sai um edital para concurso para a atribuição de 10 bolsas de Pós-Doutoramento em diversas áreas científicas e em Novembro, concurso para atribuição de 20 bolsas de Doutoramento.
Em Março de 2012 (1), a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anuncia que reforçou os seus programas de formação avançada, para atribuição das bolsas, alargando para 25 o número de bolsas de Pós-Doutoramento e para 60 o número de bolsas de Doutoramento. O Secretário da tutela de então realçou que “esse reforço de financiamento permitiu aumentar das anteriores 20 para as 60 atuais bolsas disponíveis, garantindo, na prática, o financiamento de todos os projetos cuja qualidade seja reconhecida por um júri externo independente.”
No passado dia 30 de Janeiro, em declarações emitidas pela RDP-Açores, o atual Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Dr. Fagundes Duarte, afirmou:
“(…) A região não vai investir em bolseiros automáticos, mas sim em bolseiros que produzam e que garantam trabalho científico a sério. (…) Há sobretudo uma preocupação de que as bolsas não sejam avaliadas pela quantidade, mas sim pela qualidade. (…) Não estamos amarrados a contratos.”
Mediante estas declarações e a falta de informações por parte da secretaria responsável pela atribuição das bolsas ninguém sabe o que vai acontecer tanto a estes novos bolseiros como aos que assinaram contratos antes de 2012…
Só os novos 77 bolseiros, representam um investimento de um milhão duzentos e oitenta e quatro mil euros, mas a verba inscrita pelo executivo na anteproposta de Plano e Orçamento para este ano é apenas de quatrocentos e sessenta mil euros.
http://www.rtp.pt/acores/?article=30748&visual=3&layout=10&tm=10
1 Nota: Nos Açores houve eleções regionais em Outubro de 2012, pelo que é necessário referir que estávamos em plena época pré-eleitoral.
Ver Petição Contra o Desmantelamento do Sistema Científico dos Açores
by