Bolseiros: Petição pede fim do abuso

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) anunciou que no próximo dia 31 de Janeiro irá entregar a petição pela Alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação na Assembleia da República.
Esta petição, que pode ser ainda assinada até à sua data de entrega, requer que seja garantido um estatuto que reconheça e valorize o trabalho dos investigadores, exigindo o fim das bolsas de investigação para recrutamento de pessoal em substituição de contratos de trabalho. 

As bolsas devem servir apenas para subsidiar exclusivamente actividades de formação, e a realização de contratos de trabalho para os investigadores que actualmente desenvolvem a sua actividade como bolseiros de investigação.

Exigem ainda que as bolsas de investigação tenham uma cobertura adequada em matéria de segurança social, a actualização do seu valor bem como a capacidade de participação nos órgãos colegiais das suas instituições de acolhimento.
Tal como os recibos verdes, trabalho temporário, ou contratos a prazo, as bolsas de investigação são mais uma ferramenta para a imposição da precariedade no nosso país. Conhecemos vários casos de abuso nítido, seja para preencher funções de secretaria em universidades como em órgãos do estado. E também sabemos que, para quem escolheu fazer investigação para ganhar o seu rendimento, saltitar de bolsa em bolsa durante 10, 20, 30 anos, sem qualquer perspectiva de ter um contrato nem os direitos a ele associados, as bolsas de investigação nunca serão uma solução.
O investimento em ciência que os sucessivos governos se gabam, tem de contemplar também os direitos de quem todos os dias produz uma ciência de excelência, da qual o governo também se gaba.
Por isso os Precários Inflexíveis solidarizam-se com esta petição e apelam a que todos a assinem.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather