Cavaco enterra Acordo Coletivo de Trabalho

220px-Cavaco_Silva_2009O Presidente da República aprovou um Diploma que extingue um ACT (Acordo Colectivo de Trabalho) que foi livremente negociado entre as partes. O acordo coletivo de trabalho, ou ACT, é um acto jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresas correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação de trabalho existente entre ambas as partes. Um dos problemas de constitucionalidade levantados tem que ver com o facto de esta matéria ser «competência da Assembleia da República», pelo que nunca poderia ser alterada por decreto.

Mas a questão fundamental é que, pela primeira vez na história democrática uma convenção colectiva de trabalho é extinta através de um diploma do Governo promulgado pelo Presidente da República, e abre a caixa da Pandora para liquidar definitivamente a contratação colectiva em Portugal, violando mesmo convenções internacionais.

Esta é mais uma das situações que, de mansinho, são colocados em causa direitos e liberdades essenciais aos cidadãos num estado democrático.

Notícia Sol aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather