Centenas de milhares de espanhóis contra a austeridade saem à rua em 80 cidades
Durante o dia de ontem centenas de milhares de pessoas saíram à rua em mais de 80 localidades de norte a sul do Estado Espanhol para protestar contra os cortes nos serviços públicos, contra o aumento do IVA de 18% para 21% e contra o corte do subsídio de natal. Estes cortes, que de acordo com o Governo de Mariano Rajoy ascendem a 65 mil milhões de euros, são a moeda de troca pelo resgate aos bancos espanhóis de 100 mil milhões de euros.
Estas manifestações massivas convocadas pela plataforma de defesa do Estado Social foram unitárias e juntaram movimentos sociais, como o 15M, a sindicatos dos setores público e privado e a estudantes. Na mesma manifestação viram-se professores, médicos, bombeiros e polícias marchando juntos contra este ataque.
Foi um dia de enorme protesto que dá conta de que em Espanha muitas pessoas estão dispostas a lutar contra a suposta inevitabilidade de cortes para todos e benefícios para os bancos e o setor financeiro.
by
Entretanto, há poucos dias uma deputada do PP espanhol insultou as pessoas que não têm emprego quando disse no Parlamento “que se fodam!” enquanto aplaudia o anúncio dos cortes no subsídio de desemprego (vídeo aqui).