[Ciclo/Debate] Desmontando: A chantagem sobre o salário
Em tempos de austeridade, lutamos pela democracia e juntamos as vozes por políticas alternativas, que nos respeitem e que nos devolvam o futuro, os nossos direitos básicos, serviços públicos que criámos e os nossos salários.Os salários são hoje instrumento de chantagem. Dizem-nos que são altos e que temos vivido acima das nossas possibilidades, dizem-nos que as empresas não se conseguem manter porque ganhamos demais e trabalhamos de menos. Dizem-nos ainda os troikistas, do governo e outros, que sem a Troika
e a sua política “nada feito”, não teremos salários. Mas já lhes decidimos responder e à sua política criminosa dizendo que não aceitamos chantagens. Queremos as nossas vidas e os nossos salários de volta.
Evento de FB (divulga): https://www.facebook.com/events/117831421704594
Como respondemos, como nos preparamos, de que ponto partimos.
Este é o ponto de partida para o ciclo de conversas que irá procurar abrir caminhos de alternativa e convergência para o futuro. Falaremos sobre o salário, a produção, e por fim, como conclusão, sobre a dívida.
Aparece e participa.
O prmeiro debate será com:
Ricardo Moreira – Membro da Associação de Combate à Precariedade – PI) e autor de tese (mestrado) sobre trabalho temporário e desigualdade salarial.
Renato do Carmo – Professor do ISCTE e Investigador do CIES-UL. Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)
Ligações (textos):
Trabalhadores temporários, desigualdade salarial e baixos salários (Tese de Mestrado em Economia: Ricardo Moreira): https:// www.repository.utl.pt/ handle/10400.5/4602
Desigualdades: Portugal no mundo dos relatórios: Renato Miguel do Carmo e Frederico Cantante:
by