Convocatória para uma Auditória Cidadã à Dívida Pública

Foi apresentada ao público ontem, dia 15 de Novembro, numa conferência de imprensa que teve lugar na Associação 25 de Abril, a convocatória para uma Convenção que terá lugar em Lisboa, no próximo dia 17 de Dezembro, no Cinema São Jorge, e que tem como objectivo formalizar uma Auditoria Cidadã à Dívida.

Este apelo que é subscrito por cerca de 300 pessoas dos mais variados quadrantes reconhece que a dívida pública tem sido usada como chantagem para o empobrecimento e degradação das condições de acesso aos serviços públicos. Esta dívida, que ninguém conhece, necessita de ser escrutinada publicamente para perceber a origem, legitimidade e legalidade das suas parcelas além da necessidade de se saber qual a dívida privada garantida pelo Estado. Por outro lado a “troika” e as políticas de austeridade têm como efeito um aumento dessa dívida pública como se pode ver na Grécia e Irlanda, países onde também já se iniciaram Iniciativas Cidadãs de Auditoria à Dívida Pública e que servirão de exemplo à experiência portuguesa que se vai iniciar agora.

Os Precários Inflexíveis apoiam esta iniciativa e convidam todos os trabalhadores precários a aderir à IAC, o que pode ser feito no site da iniciativa: www.auditoriacidada.info. A dívida do Estado é hoje utilizada como argumento principal para defender que os trabalhadores andam a viver acima das suas possibilidades e com isso consolidar um pacote de medidas que têm como objectivo a precarização de todos os trabalhadores. Só sabendo a quem devemos e como foram feitos os contratos com os credores é que poderemos saber quem anda na realidade a sugar o dinheiro do Estado para viver acima das nossas possibilidades.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather