Desemprego e pobreza preocupam CNJP

via Agência Ecclesia

“Desemprego e pobreza preocupam CNJP
Comissão presidida por Bruto da Costa alerta para os efeitos da crise e defende mudanças de fundo na sociedade

As consequências da crise sobre as famílias com desempregados ou endividadas preocupam seriamente a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), que dedica a sua mensagem de Quaresma de 2009 às questões levantadas pela actual situação económica.

“Há motivos para nos preocuparmos com o futuro da nossa economia e, consequentemente, com as condições de vida no nosso país, que já se traduzem em novas situações de pobreza e precariedade”, pode ler-se na mensagem.
“Na crise, viver a esperança e fortalecer a solidariedade, construindo um mundo melhor – uma responsabilidade de todos nós” é o lema que dá o mote à reflexão, que se estende ao longo de mais de uma dezena de páginas.

A CNJP manifesta o temor de que se verifique “o alastramento do desemprego e do emprego precário, pela insuficiência de novos investimentos e de novas oportunidades de emprego”.
A mensagem lembra os “despedimentos massivos por parte de empresas que procuram fazer face à crise por via da redução do pessoal, deslocalização ou encerramento da sua actividade por não verem condições de viabilidade económico-financeira que lhes permitam sobreviver à crise”.

“De notar que, em alguns casos, se recorre, abusivamente, ao despedimento apesar de os accionistas terem meios financeiros suficientes para o evitar”, acusa a Comissão, presidida por Bruto da Costa.

(…)”

artigo completo, aqui
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather