Desemprego no mundo vai piorar e muito, diz OIT

Infografia Público
Infografia Público

A Organização Internacional do Trabalho (relatório aqui) afirma que em apenas um ano o número de pessoas desempregadas aumentou 4 milhões e que em 2013 e 2014 esta tendência mundial se irá agravar. Hoje há 197 milhões de desempregados, um autêntico exército de reserva.

Em 2013 o agravamento será de mais 5,1 milhões de pessoas desempregadas e em 2014 será de um adicional de 3 milhões, ou seja, assistiremos a um doubledip do desemprego nos próximos anos, sinal de que a economia mundial está a sofrer com o regime de austeridade.

Este desemprego observa-se principalmente nos países ditos desenvolvidos, mas o aumento do desemprego deu-se com mais intensidade no Este e Sul asiático e na África subsariana. E nos locais onde o nível de emprego se manteve a qualidade do mesmo desceu acentuadamente.

Aliás, a OIT aponta para um enorme aumento da precariedade ou “emprego vulnerável” e estabelece uma conexão entre desemprego, precariedade e pobreza, mesmo em pessoas que trabalham.

Assim, torna-se mais claro que a Lei contra a Precariedade subscrita por mais de 40 mil pessoas é também uma ferramenta contra o desemprego e a pobreza. Esta lei cidadã vai a votos no Parlamento está sexta-feira e ainda a podes ajudar a ser aprovada clicando aqui.

Notícia Público aqui e RTP aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather