Estado perdoou milhares de milhões a grupos económicos favorecendo-os
Só em 2008 não se tributaram 50% dos lucros das empresas |
Uma notícia do Público de esta terça-feira revela mais um enorme escândalo nas contas públicas com o Estado a perdoar mais de dezenas de milhares de milhões de euros em impostos, tudo por despacho dos secretários de estado das finanças e contra os procedimentos e sem o conhecimento da Inspeção-Geral de Finanças.
A auditoria ao sistema de controlo de dupla tributação dos lucros concluiu que o sistema não é transparente e que, só em 2008 (Governo Sócrates), permitiu que 1577 empresas não pagassem IRS e fazendo o Estado perder a tributação de 9635 milhões de euros, ou seja quase 50% da matéria tributável desse ano.
Em 2009 a questão voltou a repetir-se e a venda da Vivo pela PT permitiu uma fuga aos impostos de 6 mil milhões de euros. O escândalo contínua e podes saber tudo nesta notícia do Público.
Mas a questão essencial mantém-se: aumentam o desemprego, aumentam a precariedade, roubam salários a pensionistas e funcionários públicos e hoje irão anunciar a brutalidade que querem implementar em 2013 e que já foi pré-aprovada por Bruxelas, tudo em nome de sacrifícios e dão todas as facilidades aos maiores grupos económicos e fazem-no à margem da lei.
Comportam-se como uma máfia organizada e o atual Governo faz igual ao anterior. Não há nenhuma legitimidade nestes governos para pedir seja o que for a quem trabalha ou está desempregado e tem de viver com salários de miséria.
by