Governo e troika anunciam mais desemprego para 2012 | Plenário de desempregados

Vitor Gaspar, Ministro das Finanças, anunciou 3ª feira que as previsões de desemprego em Portugal para 2012 apontam para um aumento de 12,7% (taxa média anual registada em 2011) para 14,5%, uma subida de 1,8 pontos percentuais. Na sequência da escalada do desemprego em Portugal e noutros países da UE (Espanha, Itália, Irlanda, Grécia, Letónia e Lituânia), onde o desemprego jovem atinge níveis entre os 30% e os 50%, a Comissão Europeia destacou várias equipas de combate ao desemprego juvenil que têm como objectivo estudar como podem ser empregues alguns dos fundos comunitários destinados ao combate a este problema, em colaboração com os “perítos nacionais”.
A mesma Europa que chantageia os trabalhadores, em especial dos países mais fracos, impondo condições de degradação dos direitos laborais em troca de empréstimos suicidas, finge-se agora preocupada com parte do péssimo resultado das suas próprias imposições, o desemprego.
Em Portugal, 1 em cada 3 jovens estão desempregados, mais de metade dos desempregados procuram emprego há mais de 12 meses e a maioria não tem acesso ao subsídio de desemprego. Apesar das evidências, continua em marcha a política do despedimento fácil, que argumenta que a legislação laboral tem de ser mais flexível. Os resultados estão há vista: quanto mais flexibilidade, mais precariedade e mais desemprego.

Plenário de desempregados – 5ª feira – hoje – às 19h
Alcântara, Rua da cozinha económica, bloco D

Notícias (aquiaqui)

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather