Hoje 17h debate | Desmontando a produção capitalista
Evento facebook aqui.
Este sábado, iremos projectar o filme “Germinal” (Claude Berri, 1993, 160 min), seguido de conversa. “Germinal” é baseado no romance de 1885 de Émile Zola, passa-se numa cidade mineira no séc. XIX, onde os trabalhadores são explorados pelo dono da mina. O filme explora a repressão pelo dono da mina quando os trabalhadores decidem fazer greve.
Em tempos de austeridade, lutamos pela democracia e juntamos as vozes por políticas alternativas, que nos respeitem e que nos devolvam o futuro, os nossos direitos básicos, serviços públicos que criámos e os nossos salários. As formas e as lógicas de produção no sistema capitalista são hoje instrumento de chantagem. Dizem-nos que é preciso aumentar a produção, custe o que custar. Dizem-nos que as empresas não se conseguem manter porque ganhamos demais e trabalhamos de menos. Dizem-nos ainda os troikistas, do governo e outros, que sem a Troika e a sua política “nada feito”, não conseguimos produzir.
Mas já lhes decidimos responder e à sua política criminosa dizendo que não aceitamos chantagens. Queremos as nossas vidas e os nossos direitos.
Como respondemos, como nos preparamos, de que ponto partimos.
Este é o ponto de partida para o ciclo de conversas que irá procurar abrir caminhos de alternativa e convergência para o futuro. Começámos por falar sobre o salário, agora discutimos a produção, e por fim, como conclusão, a dívida.
Aparece e participa.
by