IEFP despede mais de 1000: centenas ilegais a falsos recibos verdes

Tal como sublinhado pelo FERVE e alertado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, mais de 1000 trabalhadores foram despedidos por este governo. O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profisisonal – despediu no dia 28 de Dezembro 214 trabalhadores de formação de adultos, e com a extinção de vários Centros de Novas Oportunidades, foram despedidos mais de 800 trabalhadores a falsos recibos verdes que não terão qualquer apoio no desemprego, porque este e os anteriores governos fugiram à lei e não realizaram os contratos de trabalho devidos entre o IEFP e os formadores.

Ministro Pedro Mota Soares
O Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, tem exercido funções com total empenho em divulgar o seu trabalho e apoio aos que mais precisam. Mas enquanto executa, através dos serviços da Segurança Social, uma perseguição implacável aos trabalhadores precários a falsos recibos verdes com dívidas (ilegais e injustas) à Segurança Social e rouba as pensões a milhares de pessoas que passaram a sua vida a trabalhar, e a descontar, e cuja reforma não ultrapassa sequer os 600€, Pedro Mota Soares está empenhado em fazer os trabalhadores a falsos recibos verdes acreditar que não se devem preocupar com o direito a ter direitos, nomeadamente a ter um contrato de trabalho. Em vez disso, o Ministro mediaticamente mais presente afirma que agora os trabalhadores a falsos recibos verdes já vão ter direito ao Subsídio de Desemprego, mesmo que os seus patrões não contribuam em nada para a Segurança Social.
Mas este caso concreto de despedimento colectivo no IEFP denuncia a propaganda do ministro e contrasta na prática com as suas palavras. O senhor ministro Pedro Mota Soares deve explicar como é que estes 800 trabalhadores despedidos pelo IEFP, todos a falsos recibos verdes, têm ou poderão vir a ter, acesso ao Subsídio de Desemprego? (e já agora faça o IEFP, enquanto entidade empregadora, contribuir com o que está em falta na Segurança Social)
Ver:
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather