Infografia Expresso: menos a trabalhar e mais à procura de emprego
O Expresso publicou este sábado uma infografia com os números do emprego e desemprego (INE) no seu caderno de economia. Oficialmente há 4.561,5 pessoas a trabalhar e 633,9 desempregadas em Portugal neste momento, com o desemprego a afetar um pouco mais os homens.
O facto que sobressai desta estatística é que são mais afetadas pelo desemprego as pessoas que têm uma habilitação literária mais baixa e aquelas que estão entre os 45 e os 64 anos, de quem muitas vezes se diz que são “novas demais para a reforma e velhas demais para trabalhar”.
Já há dias tínhamos chamado à atenção para estas pessoas que foram deixadas para trás pela austeridade. Neste momento era preciso inseri-las no mercado de trabalho, certificando as competências que ganharam com os anos de trabalho que têm e garantindo que têm meios de aceder a qualificação se assim desejarem.
Chamamos ainda à atenção para o conceito de desempregado que o INE usa, porque para ser “desempregado” é necessário que esteja “à procura de emprego” e infelizmente muitas pessoas já não procuram emprego, sendo contabilizadas noutras categorias estatísticas. Hoje em Portugal o desemprego real deve estar perto do dobro do estimado oficialmente.
by
Um comentário em “Infografia Expresso: menos a trabalhar e mais à procura de emprego”
Os comentários estão fechados.