MAYDAY! MAYDAY! Bolseiros/as de investigação científica estarão na rua no 1.º Maio
Nós, bolseiros/as de investigação científica, sairemos à rua no 1.º de Maio, integrando a manifestação dos/as trabalhadores/as precários/as. Às 13h, no Largo Camões em Lisboa, ou às 13h30, na Praça do Poveiros no Porto, encontramo-nos no ponto de encontro do Mayday!
Nós, bolseiros/as de investigação científica, asseguramos 80 por cento da produção científica do país, mas trabalhamos sem acesso a qualquer direito laboral.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, vivemos e sobrevivemos acumulando bolsas sem nunca ter acesso a um contrato de trabalho.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, trabalhamos, produzimos, mas estamos à margem da possibilidade de construção de uma carreira científica.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, há muito que temos vindo a perder poder de compra (mais de 20%), uma vez que as bolsas não são atualizadas desde 2002.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, defendemos a importância do investimento na ciência & inovação e recusamos a “ciência low-cost” assegurada através da precarização da profissão de investigador/a.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, lutamos por contratos de trabalho e pelo acesso a direitos laborais.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, reivindicamos a atualização do valor das bolsas e um adequado acesso à Segurança Social.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, batemo-nos por um estatuto profissional que permita valorizar o papel dos/as investigadores/as no sistema científico e tecnológico e pela criação de estratégias para o desenvolvimento de carreiras de investigação.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, consideramos que nunca sairemos da crise insistindo na receita da austeridade e da recessão, e ficando mais pobres: sem direitos, sem emprego, sem salários dignos, sem cultura e sem conhecimento.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, não queremos ser obrigados a abandonar as universidades portuguesas e a procurar projetos de investigação lá fora apenas porque o Ministro Vítor Gaspar decidiu fechar o país. Ele já desistiu, mas nós não.
Nós, bolseiros/as de investigação científica, afirmamos: somos trabalhadores. Precários? Sim, mas Inflexíveis.
O grupo de bolseiros/as da Associação de Combate à Precaridade – Precários Inflexíveis apela à participação de todos/as os/as investigadores/as precários/as na manifestação do 1.º de Maio.
Soamos o alarme: MAYDAY, MAYDAY!
Troika e Governo rua!






